Na cerimônia deinauguração do Templo do Bispo Macedo da Igreja Universal a presidente Dilma Rousseff (PT) experimentou vários dissabores e críticas feitas à atuação do governo.
Já na chegada, houve falta de energia elétrica momentânea, e a presidente teve que subir à pé os três andares que separam a garagem destinada aos convidados mais ilustres e a fileira de cadeiras reservada pela Igreja Universal às autoridades, segundo informações do jornalista Lauro Jardim.
Durante a cerimônia de inauguração – que foi exibida num telão do lado externo para os curiosos – a presidente não pôde discursar, embora sua equipe tenha solicitado que a Universal providenciasse um púlpito à frente do megatemplo para que Dilma fizesse um pronunciamento após a cerimônia, que ao final das contas, não aconteceu.
Sentada ao lado do fundador da Igreja Universal, bispo Edir Macedo, Dilma ouviu o bispo Rogério Formigoni fazer uma ácida crítica às políticas públicas de combate às drogas. Em sua fala, Formigoni admitiu ser um ex-viciado em crack, e ponderou que hoje é o responsável pelas reuniões da Universal que combatem o uso de entorpecentes. Objetivo, o bispo afirmou que o governo “investe tanto em tratamentos que não dão certo” e acaba por não reconhecer os acertos da religião no combate ao vício.
A presidente foi acompanhada do vice-presidente Michel Temer (PMDB), do ministro-chefe da Casa Civil, Aloízio Mercadante (PT) e do o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho ( O braço direito de Dilma que fez declarações dizendo que o PT deveria assumir o lugar das igrejas perante o público e achincalhando a fé Cristã). Também estavam presentes na cerimônia o governador do estado, Geraldo Alckmin (PSDB), o prefeito da cidade, Fernando Haddad (PT) e o ex-prefeito paulistano, Gilberto Kassab (PSD), candidato ao Senado.
Em seu discurso, Edir Macedo também aproveitou a oportunidade para cutucar os governantes. O líder da Universal afirmou que “só orando” é possível conseguir implantar melhorias nas áreas de segurança e saúde, segundo informações do Uol. Segundo a Veja, Macedo também teria falado contra a homossexualidade, bandeira que Dilma e o PT defendem.
Com apenas o culto previsto para ter 3 horas de duração, Dilma deixou o templo antes do fim, 2 horas e meia após chegar, e não viu o final da inauguração. Segundo o jornalista Lauro Jardim os próprios organizadores apostavam que ela ficaria menos tempo que isso.