Tu me amas?

Palácio do Rei Davi Encontrado em Israel
04/08/2013
Cansei de Esperar
08/08/2013

A vida do apóstolo Pedro realmente é muito inspiradora. Cada vez que leio os evangelhos fico pensando em como esse homem foi transformado e quanto tempo levou para realmente tornar-se um discípulo fiel do Senhor.

Mas hoje em especial estava lembrando aquela conversa que Jesus teve com Pedro depois da ressurreição. Depois de terem comido um belo peixe feito na brasa, Jesus chamou Pedro para uma conversa muito especial.

“Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes outros? Ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Ele lhe disse: Apascenta os meus cordeiros. Tornou a perguntar-lhe pela segunda vez: Simão, filho de João, tu me amas? Ele lhe respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Pastoreia as minhas ovelhas. Pela terceira vez Jesus lhe perguntou: Simão, filho de João, tu me amas? Pedro entristeceu-se por ele lhe ter dito, pela terceira vez: Tu me amas? E respondeu-lhe: Senhor, tu sabes todas as coisas, tu sabes que eu te amo. Jesus lhe disse: Apascenta as minhas ovelhas. Em verdade, em verdade te digo que, quando eras mais moço, tu te cingias a ti mesmo e andavas por onde querias; quando, porém, fores velho, estenderás as mãos, e outro te cingirá e te levará para onde não queres.”
João 21:15-18

Não se esqueça de uma coisa: Pedro era um homem de Deus sendo preparado para fazer a obra de Deus em sua geração. E para esse fim, Jesus sabia que a lealdade e o amor de Pedro precisariam ser verdadeiros, ser absolutos!

Agora, que tal deixarmos Pedro de lado nessa história e nos colocarmos em seu lugar? Se Jesus fizesse para você a mesma pergunta que fez para Pedro, qual (ou quais) seria a sua resposta?

Coloque seu nome nas linhas abaixo e responda. Coloquei algumas respostas que infelizmente muitos dariam para Jesus nos dias de hoje.

– “______________, tu me amas?”
– “Sim Senhor, tu sabes que eu não falto em nenhum culto aos Domingos!”

– “______________, tu me amas?”
– “Sim Senhor, tu sabes que eu leio a Bíblia pelo menos uma vez por semana!”

– “______________, tu me amas?”
– “Sim Senhor, tu sabes que sim, afinal eu sou pastor!”

– “______________, tu me amas?”
– “Sim Senhor, tu sabes que eu dou o dízimo todos os meses!”

– “______________, tu me amas?”
– “Sim Senhor, tu sabes que agora eu só ouço música gospel!”

Bom, eu poderia me estender com outras dezenas ou centenas de respostas, mas com certeza não seria nenhuma dessas respostas que Jesus esperaria ouvir de mim ou de você.

Se Jesus repetisse a mesma pergunta três vezes para nós como repetiu para Pedro, como nos sentiríamos?

Com certeza Jesus só repetiu a mesma pergunta para Pedro porque sabia que havia algo errado que precisava ser corrigido. E eu não estou falando em coisas como ir à igreja aos domingos, ler a Bíblia, dar ofertas e coisas desse tipo.

Estou falando que pode estar faltando em nós a essência de um amor genuíno, puro, sem segundas intenções, e disposto a ir até as últimas consequências por Aquele que afirmamos que amamos.

Ou talvez hoje Jesus esteja a procura daquele “primeiro amor” que um dia Ele viu em nós. Assim como a igreja de Éfeso (Apocalipse 2:4), talvez tenhamos perdido esse primeiro amor, embora estejamos fazendo boas obras, ou quem sabe envolvidos em inúmeras atividades na igreja. Mas Jesus sabe muito bem a diferença entre amor e muitas atividades!

Então, hoje gostaria que você parasse tudo que tem para fazer e tirasse uns minutinhos para refletir e reavaliar seu amor por Jesus. Peça para o Espírito Santo te ajudar, sondando o seu coração, e responda se você realmente ama o Senhor Jesus.

Estou falando daquele amor que não é egoísta, que não está pensando o tempo todo só em si mesmo; estou falando daquele amor que coloca-nos de joelhos e de coração quebrantado; estou falando daquele amor que está disposto a deixar tudo (tudo mesmo) para seguir com Jesus para onde for preciso; estou falando daquele amor que está disposto a morrer para si mesmo e para Ele todos os dias.

E para te ajudar a responder a pergunta te dou outra: Para quantas pessoas você falou de Jesus hoje?
Deus te abençoe!

Pr.Raul
Pr.Raul
Pastor do Ministério Nascido de Novo e coordenador do Seminário Teológico Nascido de Novo, Youtuber e marido da Irmã Vanessa Ângelo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *