Tomar o Reino à Força

Capítulo 1 – O Plano de Redenção
16/09/2012
O Legado de José
16/09/2012

II Sm 8.6-11:
6 Davi pôs guarnições na Síria de Damasco, e os siros ficaram por servos de Davi e lhe pagavam tributo; e o SENHOR dava vitórias a Davi, por onde quer que ia.
7 Tomou Davi os escudos de ouro que havia com os oficiais de Hadadezer e os trouxe a Jerusalém.
8 Tomou mais o rei Davi mui grande quantidade de bronze de Betá e de Berotai, cidades de Hadadezer.
9 Então, ouvindo Toí, rei de Hamate, que Davi derrotara a todo o exército de Hadadezer,
10 mandou seu filho Jorão ao rei Davi, para o saudar e congratular-se com ele por haver pelejado contra Hadadezer e por havê-lo ferido ( porque Hadadezer de contínuo fazia guerra a Toí ). Jorão trouxe consigo objetos de prata, de ouro e de bronze,11 os quais também o rei Davi consagrou ao SENHOR, juntamente com a prata e o ouro que já havia consagrado de todas as nações que sujeitara: (ARA)


Mt 11.12:
12 Desde os dias em que João anunciava a sua mensagem, até hoje, o Reino do Céu tem sido atacado com violência, e as pessoas violentas tentam conquistá-lo. (NTLH)
Uma das principais características da prosperidade apostólica é a conquista por esforço, à semelhança do Reino de Deus.

Davi viveu isso no seu espírito, porque, através das guerras e lutas foi avançando e conquistando a prosperidade que Deus tinha preparado para ele.

Sem Esforço, não há honra. Se pegarmos a vida de Davi, ele foi próspero em tudo aquilo que fez.
Para ser vencedor, tem que guerrear, sem guerra não há vitória. Tudo aquilo que Davi ganhou veio por meio de guerras e lutas.

Assim também é nossa vida, nada vem fácil, nada cai do céu, se queremos algo, temos que conquistar.

Em 2 Sm 8:11 – os quais também o rei Davi consagrou ao SENHOR, juntamente com a prata e o ouro que já havia consagrado de todas as nações que sujeitara:”(ARA)

Vemos que tudo aquilo que Davi conquistava, ele colocava nas mãos do Senhor. Não é a Oferta não, ele consagrava a Deus tudo aquilo que ele ganhava, desta maneira, o Diabo não tinha acesso a sua bênção.

Hoje você vai receber essa capacidade no teu espírito e através do teu posicionamento, você será marcado por essa prosperidade.

Para que você tome o reino à força é necessário:

1- Posicionar-se contra a pseudo-ocupação: 
II SM 5:6a – “Partiu o rei com os seus homens para Jerusalém, contra os jebuseus que habitavam naquela terra …” (ARA)

Tire o jebuseu do teu lugar. O Diabo tenta ocupar os melhores lugares da terra, mas Deus a reservou para você!

Esforça-te e o jebuseu vai sair da tua terra.

Davi ajuntou seu exército e foi contra Jebus, pois esta cidade ficava no meio do caminho exatamente, entre Israel e Judá.

Jebus era uma cidade independente, não se sujeitava nem ao norte e nem ao sul pois nunca foi tomada.

Esta situação é uma situação espiritual, onde você tem que se posicionar para vencer. Nesta situação, quando parece que o obstáculo é intransponível, você não pode esquecer que Deus está com você, então você deve manter sua posição e confiar no Senhor.

2- Não se intimidar com as afrontas do inimigo. 
II Sm 5:6b – “Partiu o rei com os seus homens para Jerusalém, contra os jebuseus que habitavam naquela terra e que disseram a Davi: Não entrarás aqui, porque os cegos e os coxos te repelirão, como quem diz: Davi não entrará neste lugar.”

II Sm 5:8 – “Davi, naquele dia, mandou dizer: Todo o que está disposto a ferir os jebuseus suba pelo canal subterrâneo e fira os cegos e os coxos, a quem a alma de Davi aborrece. ( Por isso, se diz: Nem cego nem coxo entrará na casa. )” (ARA)

Reaja! Enviar um exército de coxos e cegos era a maneira de afrontar a Davi. Ataque justamente onde o Inimigo declarou como teu ponto fraco.

Não se assuste, o mal não lhe toca pois você é ungido do Senhor. Sua família, seu trabalho, tudo é consagrado ao Senhor. O Diabo não pode tocar naquilo que é consagrado a Deus.

Se Deus lhe der, Glória a Deus, se Deus não lhe der, Glória a Deus. Veja o exemplo de Sadraque, Mesaque e Abedenego, em Daniel 3, eles não se curvaram diante da estátua do Rei, não fizeram a vontade do Diabo, como resultado, foram mandados para a fornalha de fogo.

Mas em meio ao que parecia uma derrota, Deus os honrou e os salvou fazendo com que nem um fio de cabelo fosse sequer chamuscado.

<!–nextpage–>

O Diabo armou a cilada, tentou intimidar impondo o que parecia uma derrota aos filhos de Israel, mas Sadraque, Mesaque e Abedenego  se mantiveram firmes não dando honras a Satanás e aí Deus os fez vencedores fazendo com que o rei os colocasse como cabeças diante de seus negócios. Assim satanás fez com Jesus, achou que estava vencendo, o intimidou crucificando – o mas Jesus se manteve firme e ressuscitou humilhando a satanás!

Assim Satanás age em nossa vida, ele faz algo que parece ser uma derrota em nossa vida, a nossos olhos, quantas vezes deixamos de conseguir aquilo que pedimos a Deus, aquilo que queremos?

Neste momento ficamos tristes, aceitamos a intimidação de Satanás que nos faz enxergar apenas derrota. Mas sempre Deus nos dá coisas melhores e maiores pois Deus sempre tem mais para nós do que aquilo que esperamos.

Pode analisar, sempre que parece que fomos derrotados, Deus nos surpreende nos dando uma vitória muito maior do que esperávamos. Não do nosso jeito, mas do jeito Dele.
3- Buscar estratégias em Deus. Esforçar-se, sim, mas da maneira certa.

II Sm 5.8 – “Naquele dia Davi disse aos seus soldados: —Se alguém quiser matar os jebuseus, aqueles pobres cegos e aleijados, que eu tanto odeio, então que suba pelo túnel da água e os ataque. É por isso que se diz: “Os cegos e os aleijados não podem entrar na casa.” (NTLH)

Davi entrou em Jerusalém através de um canal que abastecia a cidade com água. Parecia impossível, mas valeu o esforço! Isto foi usar uma estratégia de Deus para chegar ao seu objetivo.
Quando estamos em meio as lutas, Deus nos dá estratégias para conseguir vencer, Jebus nunca havia sido tomada até então, porque suas muralhas eram intransponíveis.

Jebus podia ficar anos em meio a um cerco, pois tinha um suprimento de água, era um arqueduto subterrâneo que trazia água  de fora para a cidade.

Deus deu esta estratégia para Davi, mostrou este arqueduto, e aquilo que parecia ser o maior trunfo de Jebus, foi sua derrota, pois usando de estratégia, Davi invadiu a cidade justamente pela entrada de água.

Hoje em dia, Jesus nos dá uma estratégia básica que pouco estão dispostos a seguir, satanás quer que em situações difíceis, batamos de frente com nossos adversários, satanás coloca pessoas para nos afrontar e nos fazer perder a calma fazendo com que batamos de frente com nosso adversário e perdamos nosso testemunho!

Qual a estratégia que Deus nos dá? Simples: gela, se segura, em vez de brigar e bater boca, espere e ore a Deus, pois Ele é maior que todas as lutas, maior que tudo e satanás não vai ser alimentado pelos seus sentimentos. Use as estratégias que Deus te dá.

Davi quase perdeu a cabeça em apenas um episódio em I Sm 25:2-42 Davi perdeu a cabeça com Nabal, mas Deus lutou por Davi, colocando a mulher de Nabal, Abigail no caminho de Davi fazendo com que ela o apasiguasse.
Você está vendo como Deus trabalha? Abigail era uma mulher virtuosa, então Deus lutou por Davi, matando a Nabal e dando sua esposa (Abigail) para Davi.

Olhe só, Davi não precisou perder a cabeça e bater de frente contra Nabal que foi um vassalo desobediente, Deus lutou por Davi matando Nabal e dando aquilo de mais precioso que este tinha para a Davi.

Muitas vezes estamos nervosos com uma determinada situação, e nos arrependemos de não “ter dito poucas e boas” ou ter feito coisa pior contra nosso adversário que usado por satanás nos afronta, mas é assim que Deus faz, ele nos segura e não permite que façamos nada, Ele faz com que pareçamos estar congelados! Assim Deus fez com Davi mandando Abigail ao seu encontro e assim Deus faz conosco pois Ele luta por nós!

Sua guerra é uma guerra que é do Senhor, ela é sua e do Senhor, uma vitória que é sua e do Senhor!

Aprenda a gastar as tuas forças e os teus recursos com aquilo que vem de Deus e dará tudo certo.

Quando você se esforça:

1-Você é colocado como cabeça:
I Cr 11:6 –
“Porque disse Davi: Qualquer que primeiro ferir os jebuseus será chefe e comandante. Então, Joabe, filho de Zeruia, subiu primeiro e foi feito chefe.” (RA)
“Davi disse: O primeiro que matar um jebuseu será o comandante do exército. Joabe, cuja mãe era Zeruia, dirigiu o ataque e se tornou o comandante.” (NTLH)

2-Você verá as suas possessões serem aumentadas:
II Sm 5:9 –
“Assim, habitou Davi na fortaleza e lhe chamou a Cidade de Davi; foi edificando em redor, desde Milo e para dentro.” (RA) 
“Davi ficou morando na fortaleza e a chamou de Cidade de Davi. Em volta ele construiu defesas que iam desde a torre de Milo até o palácio.” (NTLH)

3-Deus é contigo e te engrandece:
II Sm 5:10 –
“Ia Davi crescendo em poder cada vez mais, porque o SENHOR, Deus dos Exércitos, era com ele.” (RA)
“E Davi ia ficando cada vez mais forte porque o SENHOR, o Deus Todo-Poderoso, estava com ele.” (NTLH)

IISm 8:6 –
“Davi pôs guarnições na Síria de Damasco, e os siros ficaram por servos de Davi e lhe pagavam tributo; e o SENHOR dava vitórias a Davi, por onde quer que ia.” (RA)
“Em seguida colocou acampamentos militares na terra deles. Davi os dominou, e eles lhe pagavam impostos. O SENHOR Deus fez com que Davi fosse vitorioso em todos os lugares aonde ia.” (NTLH)

II Sm 8:14 –
“Pôs guarnições em Edom, em todo o Edom pôs guarnições, e todos os edomitas ficaram por servos de Davi; e o SENHOR dava vitórias a Davi, por onde quer que ia.” (RA)
“Ele colocou acampamentos militares em todo o país de Edom e dominou o povo dali. O SENHOR Deus fez com que Davi fosse vitorioso em todos os lugares aonde ia.” (NTLH)

Oração de Guerra:
Declare: 
– Eu quebro na minha alma, todo espírito de miséria!
Diga para quem está do teu lado: Amado! Eu faço votos que você seja próspero como é prospera a tua cabeça! 
–  Hoje, Senhor, eu quero ter a cabeça de um homem próspero, de alguém que deseja o melhor, de alguém que vai morar no melhor da terra! Eu quero ter uma cabeça liberta e o que Deus me der, eu vou viver, em nome de Jesus!
–  Eu estou liberto! E eu vou me esforçar! Diabo, eu vou trabalhar mais! Eu vou fazer mais! Eu vou focar os meus objetivos! E eu vou tomar o Reino de Deus à força! Amém! Aleluia!

Pr.Raul
Pr.Raul
Pastor do Ministério Nascido de Novo e coordenador do Seminário Teológico Nascido de Novo, Youtuber e marido da Irmã Vanessa Ângelo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *