Teologia Do Novo Testamento – A Natureza Humana e o Pecado

Evangelização
25/06/2014
Atos 2 – o Impacto do Pentecostes como Evangelização
26/06/2014
  1. 1.   A Natureza Humana E O Pecado

1.1.      Jesus Conhecia o Homem

Jesus nunca discutiu formalmente a origem e a natureza do homem, contudo as suas referências ao homem são tantas e tais que podemos fundamentar nelas a doutrina do homem. Jesus conhecia o homem como nenhum outro o conheceu, Jo 2.25.

6.2. Jesus viu na humanidade uma mistura de bem e mal

Sem dúvida Jesus viu no homem ou na humanidade uma mistura de bem e do mal; por isso que Ele sempre condenava o mal e procurava estimular o bem. Zaqueu era um publicano, homem indigno, sem valor. Porém, Jesus viu nele um homem de muito valor. – Lc 19.1-10.

6.3. O homem imortal

Jesus também ensinou que o homem era imortal, embora não falasse muito da vida além-túmulo. Porém, o que Ele disse é o suficiente para estabelecer o fato da existência de uma vida além desta. – Mc 12.18-27.

Jesus corrige dois erros dos saduceus:

  1. refuta a idéia de que a vida além túmulo seja uma alongamento aqui na terra.
  2. Corrige sua falsa concepção dos mortos nos tempos passados – v. 27.

6.4. O Pecado

Vejamos agora o que Jesus diz acerca do pecado. Como no caso deo homem, Jesus não discute a origem ou a natureza do pecado; mas reconhece que o pecado é problema muito sério.

6.5. O Pecado é Universal

Jesus ensinou que o pecado é universal. É verdade que Ele fala de certas pessoas que não necessitam de arrependimento, mas essas pessoas eram justas só aos seus próprios olhos, Lc 15.7; 11.4; Mt 7.11;

6.6. O Pecado contra o Espírito Santo

Note-se, portanto, que o único pecado que não pode ser perdoado é o pecado contra o Espírito Santo, o qual consiste em negar ao Espírito Santo o poder de regenerar a alma do a homem. Aquele que negasse ao pão o poder de matar a fome, à água o poder de matar a sede e, conseqüentemente, não se utilizasse desses elementos e no caso de outros não haver, morreria irremediavelmente de fome e sede.

Pr.Raul
Pr.Raul
Pastor do Ministério Nascido de Novo e coordenador do Seminário Teológico Nascido de Novo, Youtuber e marido da Irmã Vanessa Ângelo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *