SIGNIFICADO TEOLÓGICO DA CRIAÇÃO DO HOMEM – Teologia Sistemática 2

1 – HERMENEUTICA – INTERPRETAÇÃO DA BIBLIA – Exegese Bíblica
24/07/2015
Como Hipollite virou Kardec
25/07/2015

SIGNIFICADO TEOLÓGICO DA CRIAÇÃO DO HOMEM – Teologia Sistemática 2

O fato de terem sido criados significa que eles não têm existência independente. Tudo o que temos e somos vem do Criador. Toda nossa vida é por direito dele.

Humanidade faz parte da criação; isto nos diz que deve haver harmonia entre nós e o restante da criação. A ecologia ganha um significado rico (Mandado Cultural).

Fomos feitos à imagem e semelhança de Deus. Dos animais diz-se que foram feitos. Isso significa que os homens não alcançam a plenitude quando todas as suas necessidades animais são satisfeitas. Há um elemento transcendente.

Há um vínculo comum entre todos os seres humanos.
Há limitações definidas sobre a humanidade. Somos criaturas, finitas. Nosso conhecimento é incompleto. Somos mortais. Só Deus é inerentemente eterno. Qualquer possibilidade de viver para sempre depende de Deus.

A limitação não é inerentemente má (Gênesis 1:31).
O homem é algo maravilhoso. Apesar de criaturas somos a mais elevada dentre elas. Fomos feitos pelo melhor e pelo mais sábio dos seres!
ALIANÇAS ENTRE DEUS E O HOMEM

Como Deus se relaciona com o homem? Desde a criação do mundo o relacionamento entre Deus e o homem tem sido definido por promessas e requisitos específicos. Deus revela às pessoas como ele deseja que ajam e também faz promessas de como agirá com eles em várias circunstâncias. A Bíblia contém vários tratados a respeito das provisões que definem as diferentes formas de relacionamento entre Deus e o homem que ocorrem nas Escrituras, e freqüentemente chama esses tratados de ‘alianças. Podemos apresentar a seguinte definição das alianças entre Deus e o homem nas Escrituras: “Uma aliança é um acordo imutável e divinamente imposto entre Deus e o homem, que estipula as condições no relacionamento entre as partes.”
OUTRAS DEFINIÇÕES: AURÉLIO:
“[Do francês alliance]. Ato ou efeito de aliar(-se). Ajuste, acordo, pacto. União por casamento. Cada um dos pactos que, segundo as Escrituras, Deus fez com os homens”.ENCICLOPÉDIA HISTÓRICO-TEOLÓGICA:
“Um pacto ou contrato entre duas partes, que as obriga mutuamente a assumir compromissos de cada uma em prol da outra. Teologicamente (usado a respeito dos relacionamentos entre Deus e o homem) denota um compromisso gracioso da parte de Deus no sentido de benevidiar e abençoar o homem, e especificamente, aqueles homens que, pela fé, recebem as promessas e se obrigam a cumprir os deveres envolvidos neste compromisso”.
DICIONÁRIO INTERNACIONAL DE TEOLOGIA:
No grego é “ditheke” (dia + tithemi, “por, colocar, expor, dispor” = “Expor mediante um testamento”). Significa, portanto, uma decisão irrevogável, que não pode ser cancelada por pessoa alguma. Uma condição prévia da sua eficácia diante da lei, é a morte do testador (“Porque onde há testamento é necessário que intervenha a morte do testador” – Hebreus 9:16).

Pr.Raul
Pr.Raul
Pastor do Ministério Nascido de Novo e coordenador do Seminário Teológico Nascido de Novo, Youtuber e marido da Irmã Vanessa Ângelo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *