Quantos cegos em Jericó foram curados?

BÍBLIAS REFORMADAS – EL SHADDAI – REVIEW
19/07/2021
AMILENISMO – PT.1 – MILÊNIO – NASCIDOASK
20/07/2021

 

Primeiramente vamos abordar a sequência aceita pela maioria dos acadêmicos em relação à ordem em que foram escritos os evangelhos, mais especificamente, os livros que destacam a história da cura do(s) cego(s) de Jericó. Depois vamos analisar a problemática que envolve as diferenças de narrativa de um mesmo episódio na vida de Cristo.
Pela ordem, o evangelho de Marcos foi o primeiro a ser escrito, possivelmente em Roma mais ou menos entre 50 a 70 d.C. Em relação ao cego de Jericó, o livro nos diz que Cristo curou apenas um cego, por nome Bartimeu, filho de Timeu. O episódio, segundo o evangelho de Marcos, acontece na SAÍDA de Jericó. Vejamos a ACF:

46 “E depois, foram para Jericó. E, saindo ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, Bartimeu, o cego, filho de Timeu, estava assentado junto do caminho, mendigando. 47 E, ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar, e a dizer: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim. ” Mc 10:46,47.

 Um detalhe sobre o cego é que, como o seu nome é citado aqui ele deve ter sido bem conhecido na igreja primitiva.
Agora vejamos a mesma história no evangelho de Mateus, que deve ter se utilizado do evangelho de Marcos:

29 “E, saindo eles de Jericó, seguiu-o grande multidão. 30 E eis que dois cegos, assentados junto do caminho, ouvindo que Jesus passava, clamaram, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de nós! ” Mt 20: 29,30.

Aqui podemos ver a diferença na narrativa, pois temos agora dois cegos curados em vez de um relatado anteriormente. Mas, assim como no livro de Marcos, o episódio se passa na SAÍDA de Jericó.
Porém, no evangelho de Lucas (que deve ter sido escrito provavelmente entre os anos 70 ou 80 depois de Cristo), a mesma história será relatada, mas com uma pequena diferença: a cura do cego se passa “CHEGANDO PERTO DE JERICÓ…”. Vejamos:

35 E aconteceu que chegando ele perto de Jericó, estava um cego assentado junto do caminho, mendigando. 36 E, ouvindo passar a multidão, perguntou que era aquilo. 37 E disseram-lhe que Jesus Nazareno passava. 38 Então clamou, dizendo: Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim”. Lucas 18:35 – 38.

A Crítica
Muitos críticos da bíblia têm usado essa narrativa, relatada nos três evangelhos, para tentar lançar descredito na Palavra de Deus. O motivo, é claro, seria a diferença existente nas passagens (quantos cegos foram curados? Onde aconteceu a cura?).
Também podemos ver muitos cristãos estudiosos da bíblia se confundindo com esse tipo de “problema” em narrativas, por isso a necessidade de bons materiais teológicos, como comentários bíblicos ou até mesmo uma boa bíblia de estudo que traga os comentários no rodapé. Isso poderá trazer luz para esse tipo de dificuldade no estudo bíblico.
Mas, em relação à história, podemos entender o seguinte:
Na época de Cristo, havia duas Jericós, uma velha e outra mais nova, ambas ficavam bem próximas. Então, dependendo da visão do autor do evangelho, podemos entender –  Marcos e Mateus relatam o ocorrido na saída de uma cidade para a outra, enquanto que Lucas faz o caminho contrário. Sendo assim, entendemos que “os cegos” estavam no caminho entre as duas cidades ou, o que também pode ter acontecido foi que, Cristo curou um cego na saída de uma cidade e o outro na entrada da outra cidade.
Mateus cita dois cegos que na verdade, estavam ali. Ele não dá nomes, mas a informação é importante, pois Lucas e Marcos já relatam apenas um cego, sendo que apenas Marcos menciona seu nome (Bartimeu). Isso nos mostra que, em geral, dos dois cegos curados entre as duas cidades de Jericó, apenas um passou a seguir a Jesus (Mc 10:52), por isso a ênfase vista aqui.
O que aprendemos aqui é que, em contraste com as outras curas mencionadas nos evangelhos, Jesus simplesmente declarou uma palavra para Bartimeu. O termo grego CUROU (sozo) pode indicar cura física ou salvação. Com isso, entendemos que Bartimeu experimentou as duas curas nesse encontro com o Filho de Davi – a cura física e a cura espiritual, por isso passou a segui-lo.
Deus abençoe a todos!!!

 

 

 

 

########################################
► Siga-me ◄
✩ Instagram: https://www.instagram.com/nascidodenovooficial/
✩ Facebook: https://www.facebook.com/nascidodenovo.org
✩ Facebook Pr. Raul: https://www.facebook.com/prraulbolota
✩ Twitter: https://twitter.com/nascidodenovo
✩ Site: http://www.nascidodenovo.org ✩ Pinterest: https://br.pinterest.com/nascidodenovo/
✩ Periscope: @nascidodenovo
✩ Cursos do Nascido de Novo: https://nascidodenovo.org/v4/cursos-nascido-de-novo/

######################################
Quer enviar algo para nós? Mande para nossa Caixa Postal:
Caixa Postal 73 - Araraquara - SP - CEP14801-970
Todos os presentes serão mostrados em nossos vídeos de Recebidos e mostrados em nossas redes sociais!
Se não quiser que apareça só mandar uma cartinha junto pedindo sigilo.
Nosso e-mail: contato@nascidodenovo.org

######################################
CONTRIBUA COM O NASCIDODENOVO.ORG:
https://nascidodenovo.org/v4/mantenedores/

Leydson Oliveira
Leydson Oliveira
Me chamo Leydson Oliveira. Sou formado em Pedagogia e pós-graduado em Gestão Escolar. Também tenho Bacharel em Teologia e atualmente sirvo na Igreja Batista da Adoração (IBA) na cidade de Mata Roma - MA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *