Palavra da Semana – Medo

7 dicas de ouro para você conseguir ler a Bíblia inteira em 1 ano
06/01/2014
Deus precisa da fé das pessoas para fazer milagres?
07/01/2014

 

 

Chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e cerradas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, chegou Jesus, e pôs-se no meio, e disse-lhes: Paz seja convosco.
João 20:19

Esta expressão de Jesus “Paz Seja Convosco” não altera em nada naquele momento a situação hostil que seus discípulos estavam após a Sua ressurreição, mas altera sim o coração dos discípulos. A experiência do Cristo Ressurreto é necessariamente  uma experiência de superação do medo. Não é necessáriamente uma mudança na configuração da nossa existência ou da nossa condição de vida mas é necessariamente uma mudança em nosso coração.

Paz Seja Convosco – Jesus leva estes homens para além do medo.

O Encontro com Jesus implica na superação do medo. Na realidade, não tenha medo (não temas) é uma das expressões mais repetidas na Bíblia Sagrada, essa expressão aparece 366 vezes na Bíblia.

O medo caracteriza o ser humano. O homem tem medo do escuro, tem medo de morrer, de perder o emprego, medo de assombração, de fantasma, tem medo de espíritos maus, tem medo de doenças, tem medo do fiscal de imposto de renda, tem gente que tem medo até de sabonete!  Não poucos seres humanos tem medo de Deus! Sim! Deus para alguns é uma figura ameaçadora, é um ser castrador, punitivo, ameaçador, condenatório…

A experiência com o Cristo ressurreto, implica passar por cima destes medos e ter a experiência desta paz! Esta segurança, esta tão difícil superação.

É como se nós estivéssemos chegado na frente daquele que nos oferece a segurança, a estabilidade, a serenidade, a condição de ser, ter a certeza do socorro e da provisão e cumprimentos das promessas do Senhor independente da configuração que vida ao nosso redor, aquele determinado momento venha a ter.

O Senhor nos diz para não temer pois ele está conosco, Ele não está conosco apenas como um expectador, Ele não está conosco para ver nosso sofrimento e nossas lutas, Ele está conosco para agir, mudar na prática a situação de sofrimento, está conosco para operar, para mudar na prática, para cumprir tudo aquilo que nos prometeu!

10 Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.

Isaías 41:10

Ele nos sustenta! Lembra quando você falava para seu filho ou seu pai lhe falava:

“Quem te sustenta sou eu”

Sustentar é prover, bancar, sustentar é manter, sustentar é proteger, sustentar é cumprir aquilo que prometeu!

Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?
Números 23:19

O Senhor não é um mentiroso, o Senhor é verdade:

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

Ele não é apenas alguém que diz a verdade, Ele é a própria verdade!

Se Ele disse que vai te sustentar financeiramente, Ele vai!

Se Ele disse que seu namoro/noivado/casamento seria abençoado, Ele vai fazer ser!

Se Ele disse que você seria feliz, Ele vai fazer você ser!

Se Ele disse que você seria curado, Ele vai te curar!

Para Deus não existe impossível!

Porque para Deus nada é impossível.
Lucas 1:37

Porque ter medo quando o Rei dos Reis, o Senhor dos Senhores o dono de todo o poder está ao seu lado? Como podemos achar que o Senhor onipotente pode socorrer, prover, realizar milagres na vida de nosso irmão e ficarmos com medo de nos decepcionarmos pelo mesmo não acontecer em nossas vidas?

Tem gente que não tem medo de que Deus não cumpra suas promessas, tem medo de crer e o Senhor não as cumprir!

Esta pessoa fica congelada pois o medo que ela tem não é de deixar de viver a vitória, isso pra ela nem é tão importante, mas ela tem medo de que se a vitória não vier, ela se decepcione com Deus. Este é o pior medo que existe. Este medo faz com que a pessoa viva uma mentira e em vez de cultuar um Deus vivo, um provedor, em vez de vencer, ela fica se denominando Cristã apenas para desencargo de consciência. Todos vão sendo abençoados diante dos olhos dela mas ela não, ela acha que não será abençoada!

Abençoado! Se acontece com seu irmão, com você vai acontecer também!

Quantas pessoas você já viu que ganhando uma merreca parece que o dinheiro da cria?

Quantas pessoas que todos achavam um lixo, feias, chatas, berebentas e tiveram um casamento abençoado?

Quantas pessoas desenganadas pela medicina pessoas que os médicos já haviam mandado pra morrer em casa e milagrosamente foram curadas e estão aí?

Eu ja vi testemunho de uma irmã que não tinha útero e o Senhor fez crescer outro no lugar e agora a abençoada ta tão agradecida que está indo para o segundo filho.

Sabe por que o Senhor fez isso com Ela? Porque ela perdeu o medo de crer e viver aquilo que o Senhor prometeu pra Ela e se tornou  mais que vencedora em Cristo Jesus!!!

Esta irmã creu na promessa que o Senhor fez a ela por meio de sara Mulher de Abraão:

E disse: Certamente tornarei a ti por este tempo da vida; e eis que Sara tua mulher terá um filho. E Sara escutava à porta da tenda, que estava atrás dele.
E eram Abraão e Sara já velhos, e adiantados em idade; já a Sara havia cessado o costume das mulheres.
Assim, pois, riu-se Sara consigo, dizendo: Terei ainda deleite depois de haver envelhecido, sendo também o meu senhor já velho?
E disse o Senhor a Abraão: Por que se riu Sara, dizendo: Na verdade darei eu à luz ainda, havendo já envelhecido?
Haveria coisa alguma difícil ao Senhor? Ao tempo determinado tornarei a ti por este tempo da vida, e Sara terá um filho.

Gênesis 18:10-14

E o SENHOR visitou a Sara, como tinha dito; e fez o SENHOR a Sara como tinha prometido.
E concebeu Sara, e deu a Abraão um filho na sua velhice, ao tempo determinado, que Deus lhe tinha falado.
E Abraão pôs no filho que lhe nascera, que Sara lhe dera, o nome de Isaque.

Gênesis 21:1-3

Olhe só, a irmã acreditou na promessa que o Senhor fez através da vida de Abraão e Sara, de que daria um filho a eles. Não teve medo de crer! Então o Senhor fez crescer um útero e lhe deu o filho que ela tanto queria!

Ela aceitou a condição de ser mais que vencedora!

Você também é!

Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.
Romanos 8:37

Acorda! Somos todos mais que vencedores! Nosso Deus é aquele que é poderoso não só para fazer o que desejamos mas para fazer muito mais do que podemos sequer sonhar:

Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera,
Efésios 3:20

Irmão! Joga esse medo fora! A derrota não é sua! Não é pelas obras que seremos salvos então não adianta nada você não crer na graça de Deus e ficar pregando para os irmãos aquilo que você não vive!

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Não vem das obras, para que ninguém se glorie;

Efésios 2:8-9

Não temas apenas creia no Senhor:

E Jesus, tendo ouvido estas palavras, disse ao principal da sinagoga: Não temas, crê somente.
Marcos 5:36

A minha oração é que meu coração seja cheio desta paz, desta certeza de que o Senhor tem mais para mim, a certeza que Jesus é meu provedor e defensor.  Que Jesus é maior que qualquer situação!

Que eu tenha a fé como caminho de coragem e não como porta de fuga dos deveres e das implicações do direito de viver e de existir tras consigo.

Eu oro por esta paz. Eu oro por uma paz que me faz enfrentar a vida crendo que o Senhor é minha fortaleza, certo que Ele vai me socorrer e que Ele vai cumprir as promessas Dele na minha vida.

E convido você a fazer esta oração comigo e deixar de ver o Senhor  fazer milagres na vida de todos e menos na sua vida.

Venha, viver Cristo!

Levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro.
O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra.
Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não tosquenejará.
Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel.
O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita.
O sol não te molestará de dia nem a lua de noite.
O Senhor te guardará de todo o mal; guardará a tua alma.
O Senhor guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre.

Salmos 121:1-8

Pr.Raul
Pr.Raul
Pastor do Ministério Nascido de Novo e coordenador do Seminário Teológico Nascido de Novo, Youtuber e marido da Irmã Vanessa Ângelo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *