Palavra da Semana – Desígnio – Noé – Parte 2

Mova-se em direção ao que é certo para você.
14/02/2014
Respeite seu Tempo e Sua Sabedoria também.
15/02/2014

Desígnio, o que isso quer dizer?

s.m. Plano, projeto, intenção, propósito.

Segundo o dicionário, esta é a definição. Olhe bem para a primeira palavra desta definição:

PLANO

O que é um plano além daquilo que temos, das regras, procedimentos e principalmente objetivos?

Colocando isso sobre a luz da vida de Noé, vamos entender o que é o nosso desígnio ou seja o Plano de Deus para nossa vida.

Em toda a Bíblia vemos exemplos de homens que entenderam seus desígnios e por segui-lo tornaram-se grandes exemplos de como funciona o Sistema de Deus.

Abraão, Isaque, Jacó, José, Davi, se colocar todos os nomes aqui, vai faltar espaço!

Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor.
Estas são as gerações de Noé. Noé era homem justo e perfeito em suas gerações; Noé andava com Deus.
E gerou Noé três filhos: Sem, Cão e Jafé.

Gênesis 6:8-10

Em meio a um mundo mergulhado no mal, Noé tinha um diferencial, ele andava  com  Deus. Ele vivia de acordo com a vontade do Senhor.

A maior maneira de Noé mostrar a Deus que O amava, era obedecendo ao que o Senhor o mostrava.

Jesus espera que sigamos suas instruções, Jesus espera que obedeçamos a Ele e frisou muito essa obediência quando perguntou a Pedro se este o amava de verdade.

Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, você me ama realmente mais do que estes? ” Disse ele: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo”. Disse Jesus: “Cuide dos meus cordeiros”.
Novamente Jesus disse: “Simão, filho de João, você realmente me ama? ” Ele respondeu: “Sim, Senhor tu sabes que te amo”. Disse Jesus: “Pastoreie as minhas ovelhas”.
Pela terceira vez, ele lhe disse: “Simão, filho de João, você me ama? ” Pedro ficou magoado por Jesus lhe ter perguntado pela terceira vez “Você me ama? ” e lhe disse: “Senhor, tu sabes todas as coisas e sabes que te amo”. Disse-lhe Jesus: “Cuide das minhas ovelhas.
João 21:15-17

Trocando em miúdos: Me ama? Então obedeça.

Obedecendo a Deus, Noé estava fazendo aquilo que ama e quando o Senhor apareceu diante de Noé, este descobriu seu desígnio.

Faze para ti uma arca da madeira de gofer; farás compartimentos na arca e a betumarás por dentro e por fora com betume.
E desta maneira a farás: De trezentos côvados o comprimento da arca, e de cinqüenta côvados a sua largura, e de trinta côvados a sua altura.
Farás na arca uma janela, e de um côvado a acabarás em cima; e a porta da arca porás ao seu lado; far-lhe-ás andares, baixo, segundo e terceiro.

Gênesis 6:14-16

O desígnio de Noé foi construir a Arca, preservar toda criação do Senhor sobre a terra. Noé amou fazer isto, isto é nosso desígnio!

Desígnio, é algo que fazemos não só na Obra de Deus, mas também em nossa vida.

Em todos os aspectos de nossa vida, quer na nossa vida com Deus, quer na nossa vida matrimonial, quer em nossa vida familiar, em todas as áreas!

O Designio é quando nós estamos no centro da vontade de Deus, você identifica seu desígnio quando você está fazendo aquilo que realmente ama, quando você exerce o dom especial que o Senhor te deu, quando estamos exercendo nosso desígnio, tudo se encaixa.

José (Gn.37) estava trabalhando para seu pai, era reto perante ele e Deus, mas não era este seu desígnio, trabalhar para seu pai e liderar seus irmãos. Deus tinha algo maior para ele, o Senhor queria que José fosse o governador do Egito, que era a maior potência do mundo naquela época.

Portanto não adiantava José se esmerar em ajudar seu pai (embora fosse o certo a fazer naquele momento), aquilo não era seu desígnio, seu designio era ser Governador da maior potência mundial na época! Daí vemos tudo que ele passou: vendido como escravo pelos irmãos, preso, e por ai vai.

Quantas pessoas vemos que nada que fazem os deixa feliz? Quantas pessoas vemos que por mais que tentem, por mais que lutem, por mais que se esforcem, por mais que trabalhem, por mais que tenham capacidade, nada da certo? São inconstantes e fracassados em tudo aquilo que fazem?

Trabalho não da certo, a família em escombros e por ai vai…

Por que as coisas pra essas pessoas não dão certo? Eles até se esforçam!

Porque eles não não estão vivendo em seu designio, não estão vivendo a vontade de Deus para a vida deles.

Irmão, você está entendendo o que estou falando?

Seu desígnio é aquilo que você mais ama, é exercer aquele talento especial que Deus te deu. Viver seu desígnio, não é apenas trabalhar pelo dinheiro, mas trabalhar pelo que ama, trabalhar com o que te faz bem.

Quando estamos dentro de nosso desígnio, as coisas fluem, você não tem concorrência, os obstáculos que aparecem são coisas totalmente transponíveis. Quando se vive seu desígnio você transpões obstáculos de forma milagrosa. Viver seu desígnio ou viver a vontade de Deus em sua vida, é ser mais que vencedor! Uma forma fácil de entender seu desígnio é entender que nós não estamos em nosso desígnio, nós somos nosso desígnio.

Mas Irmão como eu descubro qual o meu desígnio? Não sei qual é?

Simples meu irmãozinho abençoado, você descobre qual seu desígnio como devemos fazer com tudo em nossa vida, com Joelhinho no chão, orando, jejuando e prestando atenção naquilo que o Senhor nos fala!  Não adianta, não tem outra receita, não adianta ficar de braços cruzados esperando!

Os nossos objetivos devem ser dirigidos pelo Senhor. Davi queria construir o templo. Mas este seu desejo não era o de Deus. Salomão era o construtor escolhido por Deus.

Quando teus dias forem completos, e vieres a dormir com teus pais, então farei levantar depois de ti um dentre a tua descendência, o qual sairá das tuas entranhas, e estabelecerei o seu reino.
Este edificará uma casa ao meu nome, e confirmarei o trono do seu reino para sempre.

2 Samuel 7:12-13

 

Davi mandou chamar seu filho Salomão e ordenou que ele construísse um templo para o Senhor, o Deus de Israel,
1 Crônicas 22:6

Você pode dizer que ama Design de Aeronaves, mas que não tem a mínima condição para viver isso, que está fora de Sua realidade!

Assim fez Noé; conforme a tudo o que Deus lhe mandou, assim o fez.
Gênesis 6:22

Mas qual semente você está plantando para chegar ao seu desígnio ou seja ser um Designer de Aeronaves?

A bíblia é muito clara neste ponto:

Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.
Gálatas 6:7

Não adianta você querer ser designer de aeronaves e não estudar, correr atrás!

É a lei da semeadura, aquilo que plantar você vai colher!

Na vida temos que entender que somos resolvedores de problemas.

Noé, resolveu um problema que era manter a criação de Deus viva, neste momento ele criou um ciclo de recompensa. Quando resolvemos um problema nós estabelecemos os principios para receber uma recompensa.

São ciclos! O Senhor honra aqueles que semeiam! José estava na cadeia, ali traduziu os sonhos do copeiro e do padeiro de Faraó (Gn.40) . Plantou a semente, resolveu um problema, então ele fez com que o ciclo de recompensa de Deus se iniciasse, então  Faraó precisava ter seu sonho traduzido e ninguém conseguia traduzir, então o copeiro  que teve seu sonho revelado por José se lembrou dele e o indicou a Faraó. Então José traduziu corretamente o sonho, resolvendo outro problema legalizando para si perante Deus outra recompensa(Gn.41). Esta recompensa veio com sua acensão como governador de todo Egito ou seja ele estava no seu Desígnio todo tempo!

Você pode achar que seu tempo passou, que não tem mais como!

E era Abraão da idade de cem anos, quando lhe nasceu Isaque seu filho.
Gênesis 21:5

E aí? Ta esperando o que pra começar? A menos claro que você queira continuar nessa vidinha de marasmo religioso que viver! Acreditando neste espírito “Bolsa Família” de que basta você orar e cruzar os braços que o senhor vai te fazer rico te mandando milhões todos os meses!

Como disse semana passada, tudo depende de você, viver seu desígnio só depende de sua decisão, o poder de decisão é seu.

Ou fica nesta mesma mesmice de sempre ou muda e vai viver seu desígnio.

Outro segredo está na liberalidade. Ainda ligado a plantar e colher, temos o plantio de uma semente, o ato de ofertar traz colheita de prosperidade. oferte em seu ministério, oferte na vida de seu pastor, oferte na vida de seu irmão. Sua oferta ($), sua semente será uma resolução de problema na vida de alguém e você iniciara um ciclo de recompensas em sua vida, com as maiores colheitas que você pode imaginar!

 

Irmão Raul

 

 

 

Pr.Raul
Pr.Raul
Pastor do Ministério Nascido de Novo e coordenador do Seminário Teológico Nascido de Novo, Youtuber e marido da Irmã Vanessa Ângelo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *