O que fazer com a perseguição na China?

Encontrando Luz na Escuridão: A Tragédia de Myanmar
06/11/2018
Duas igrejas, um teto.
07/11/2018

O que fazer com a perseguição na China

Nossa arma mais eficaz contra a injustiça é levada escondida em nossos corações.

Os tanques nem sempre param na China, como faziam quando o mundo assistia a um homem solitário e corajoso parado na Praça da Paz Celestial e enfrentando tanques projetados para acabar com a oposição ao governo.

Poucos estavam assistindo em 2016, quando o reverendo Li Jiangong e Ding Cuimei, sua esposa, estavam diante de um trator encomendado pelo governo para demolir sua igreja.

“Enterre-os vivos para mim”, disse um membro da equipe de demolição.

O trator o fez. Li conseguiu escapar. Mas a esposa dele não conseguiu.

Isso acabou sendo um passo longe demais, mesmo para o governo chinês na época, que logo levou a equipe de demolição para interrogatório. Mas a ação foi feita – e se politicamente intencional ou não, é um símbolo de uma repressão brutal da igreja chinesa que está apenas ganhando força.

Desde a tomada comunista, a igreja sempre foi sujeita à repressão pelas autoridades. Mas, lentamente, desde 1982, o governo estava dando espaço para a igreja respirar. Até a primavera de 2011, as autoridades chinesas estavam dizendo publicamente que “a religião é boa para o desenvolvimento”, segundo um relatório de 2012 da Foreign Policy. O governo doou terras, construiu igrejas e autorizou pesquisas sobre contribuições cristãs positivas para a sociedade.

Sob a atual administração do presidente Xi Jinping, no entanto, o governo está demolindo algumas igrejas (como a Igreja Golden Lampstand de 50 mil membros na província de Shanxi em janeiro) e fechando outras (mais notavelmente a Igreja de Zion, a maior igreja doméstica de Pequim). O governo chinês está trabalhando furiosamente para recriar a igreja à sua imagem. Os regulamentos anunciados no ano passado formalizaram políticas que, na prática, estão em vigor há alguns anos: os líderes religiosos são obrigados a “conduzir atividades religiosas no contexto chinês, praticar valores socialistas centrais, levar adiante as belas tradições da nação chinesa e explorar ativamente o pensamento religioso que está de acordo com a realidade na China. ”

Então o governo está removendo cruzes de seus campanários e substituindo-os pela bandeira nacional; no interior, as cruzes estão sendo substituídas por fotos do Presidente Xi. As congregações devem cantar canções patriotas no culto. Os pais não podem levar seus filhos à igreja.

Enquanto outros crentes religiosos também estão sendo espremidos no molde do governo, e a perseguição é apenas uma parte da consolidação do poder de Xi, naturalmente temos uma preocupação especial por nossos irmãos e irmãs na fé. É hora de fazermos algo por eles, de nos engajarmos na única atividade política para a qual estamos especialmente equipados.

Podemos e devemos escrever para representantes e outros funcionários em nome dos cristãos chineses. E doar para organizações internacionais de liberdade religiosa. Mas Deus nos deu uma ação clara e inigualável a ser tomada quando a perseguição ocorre: Orar.

O teólogo escocês T. F. Torrance colocou desta forma em seu comentário sobre o Apocalipse: “As orações dos santos e o fogo de Deus movem todo o curso do mundo. Eles são os poderes mais potentes, mais perturbadores, mais revolucionários e aterrorizantes que o mundo conhece. … Toda a história se move no impulso da oração. A iniciativa real não é realizada pelos cavaleiros nos cavalos brancos, vermelhos, pretos e pálidos, mas pelos santos sob o altar, pelas orações dos santos e pelo fogo de Deus ”.

Eugene Peterson, em Invered Thunder, sabe que isso parece loucura para a maioria dos cristãos. Assim, alguns “abandonam o local de culto com os melhores motivos, a fim de fazer algo sobre a condição do mundo”. Outros “transformam [o culto] em uma plataforma para lançar boas obras, lançando foguetes de justiça atrás das linhas inimigas. A atenção é subvertida do que Deus está fazendo para o que estamos fazendo. ”Mas de acordo com Peterson, a repetida certeza de Deus é esta:“ Nada do que fazemos tem mais efeito no céu ou na terra. ”

É claro que não precisamos colocar a ação social contra a oração, como se fossem formas mutuamente exclusivas de combater a injustiça. Eles se reúnem de maneira única em vigílias de oração, uma das estratégias mais comoventes e eficazes do movimento provida, o movimento dos direitos civis e outros apelos à justiça. E se os cristãos começassem a se reunir nos consulados chineses, nas capitais dos estados e na Casa Branca, prometendo ficar em pé e orar juntos? E além de tais gestos dramáticos, e se orássemos individualmente e em pequenos grupos, regularmente e com fervorosa esperança, por nossos irmãos e irmãs do outro lado do mundo – poderíamos ver mais uma vez “o fogo de Deus mover todo o curso do mundo”?

Fonte: Christianity Today: Mark Galli é editor-chefe do Christianity Today.

Inscreva-se no canal e fique por dentro de nossos novos vídeos!!

########################################
BAIXE O E-BOOK GRATUITO “COMO LER A BÍBLIA E ASSINE A NEWSLETTER DO NASCIDO! Lives Exclusivas, Estudos, Artigos, E-Books e etc... http://bit.ly/2DTB0b1

########################################
► Siga-me ◄
✩ Instagram: https://www.instagram.com/nascidodenovooficial/
✩ Facebook: https://www.facebook.com/nascidodenovo.org
✩ Facebook Pr. Raul: https://www.facebook.com/prraulbolota
✩ Twitter: https://twitter.com/nascidodenovo
✩ Site: http://www.nascidodenovo.org ✩ Pinterest: https://br.pinterest.com/nascidodenovo/
✩ Periscope: @nascidodenovo
✩ Cursos do Nascido de Novo: https://nascidodenovo.org/v4/cursos-nascido-de-novo/

######################################
Quer enviar algo para nós? Mande para nossa Caixa Postal:
Caixa Postal 73 - Araraquara - SP - CEP14801-970
Todos os presentes serão mostrados em nossos vídeos de Recebidos e mostrados em nossas redes sociais!
Se não quiser que apareça só mandar uma cartinha junto pedindo sigilo.
Nosso e-mail: contato@nascidodenovo.org

######################################
CONTRIBUA COM O NASCIDODENOVO.ORG:
https://nascidodenovo.org/v4/mantenedores/

Pr.Raul
Pr.Raul
Pastor do Ministério Nascido de Novo e coordenador do Seminário Teológico Nascido de Novo, Youtuber e marido da Irmã Vanessa Ângelo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *