Muitas coisas competem por nossa atenção em um casamento: trabalho, tarefas, finanças, filhos de qualquer idade, igreja ou outros compromissos externos e, talvez, as necessidades de nossos próprios pais. É comum analisarmos esses compromissos concorrentes priorizando-os mentalmente.
Se um casal tem filhos pequenos, o marido pode sentir que as crianças os ”substituíram” aos olhos de sua mulher e, então a critica por negligenciá-lo em favor filhos, segundo o ponto de vista dele.Essa é uma preocupação legítima – e de fato acontecer, porque a esposa investe mais energia em seus filhos pequenos simplesmente porque a necessidade deles é mais visível e premente do que as do esposo.
Mas também pode acontecer de o marido, caso sinta que sua mulher não está satisfazendo suas necessidades emocionais, concentre mais seu tempo e energia nas crianças porque elas são mais responsivas a ele do que ela é. contudo, esse desvio das prioridades também acontece em casamentos saudáveis. O homem pode ficar preocupado com seu trabalho ou até mesmo com um projeto na casa que consome grande parte do seu tempo. seu raciocínio é que “Ela sempre está por perto.”
Caso observe essa tendência em seu próprio comportamento, o líder amoroso reconhecerá isso como algo não saudável e dará passos para redirecionar o focode seu tempo e de suas energias para satistazer as necessidades de sua esposa. Ele também a ajudará a aprender como satisfazer as necessidades dele.
Com Amor…Francis Fais