Como você está meu irmão?
Tenho hoje mais uma mensagem para você para ensinar mais sobre a palavra de Deus.
Vocês sabem como costumo pegar no pé de vocês em relação ao contexto bíblico.
Então vamos cuidar do contexto para entender esta passagem que separei hoje.
Vamos a Filipenses:
10 Como eu me alegro no Senhor por vocês terem voltado a se preocupar comigo! Sei que sempre se preocuparam comigo, mas não tinham oportunidade de me ajudar. 11 Não digo isso por estar necessitado, pois aprendi a ficar satisfeito com o que tenho. 12 Sei viver na necessidade e também na fartura. Aprendi o segredo de viver em qualquer situação, de estômago cheio ou vazio, com pouco ou muito. 13 Posso todas as coisas por meio de Cristo, que me dá forças.
Fp4:10-13
Um dos propósitos de Paulo, ao escrever Filipenses, foi dar por escrito expressão de sua gratidão pelo donativo recebido.
Diz C.R. Erdman, em sua Exposição sobre Filipenses, página 131:
“Esta mensagem de gratidão constitui uma rara combinação de afeição, de dignidade, de delicadeza e de um certo tom de gentil humor. E a incorporação da cortesia cristã ideal.”
Paulo aqui no Versículo 10 trata da oferta que os cristãos Filipenses lhe enviaram e lhes agradece.
Já havia passado cerca de dez anos desde que os Filipenses haviam feito a primeira oferta para Paulo para satisfazer as suas necessidades quando ele foi para Thessalônica pela primeira vez (vv. 15, 16).
Paulo sabia que eles tinham o desejo de retomar a sua ajuda, mas ele percebeu que, na providência de Deus, eles não tinham tido a “oportunidade” (tempo) para ajudar e Deixa isso claro aqui para evitar qualquer mal entendido.
Digo isso não por causa da pobreza
Paulo está agradecido pela oferta deles, ele deseja que saibam que a alegria dele não está preso a coisas materiais.
O verbo grego que significa “ter auto-suficiência” ou “satisfeito”.
É a mesma palavra traduzida como “suficiente” em 2Co 9:8.
Indica independentemente de qualquer necessidade de ajuda (cf.Lc 3:14; 1Ts4:12; 1Tm6:6,8, Hb13:15).
Paulo mostra que o contentamento, a alegria precisa ser vivida tanto nos momentos de prosperidade (Fartura) e nos momentos de pobreza (fome).
O contentamento é uma questão do coração, não se baseia nas circunstâncias.
Paulo soube como passar com recursos modestos (alimentação, vestuário, necessidades diárias), bem como viver em prosperidade.
Estava preparado tanto para estar saciado quanto estar com fome.
A palavra grega traduzida “Você ficará satisfeito” ou “Fartura” foi usado para se referir à alimentação e engorda animal.
Paulo sabia como ser feliz na abundância ou escassez de alimentos.
Tudo posso em Cristo que me fortalece.
Cristo é a Chave para nosso contentamento. Para um Cristão haja prosperidade ou pobreza, há sempre Cristo.
O Cristão pode viver em todo tipo de circunstâncias com contentamento por causa da suficiência de Jesus Cristo.
Resumindo, o que pretendo mostrar aqui é o verdadeiro sentido desta passagem.
Equanto muitos falam que o versículo 13 fala em poder tudo, em conquistar, em vencer, ele completa o contexto dos versículos anteriores mostrando que tanto em uma situação boa como em uma situação ruim, temos Jesus conosco que nos supre e faz com que tenhamos esperança.
Portanto pessoal vamos entender que toda palavra tem seu contexto ou seja tem o sentido correto que precisa ser obedecido.
Quando estudar a Bíblia preste atenção no que a passagem completa quer dizer. Evite criar doutrinas em versículos isolados.
A Bíblia não foi escrita em versículos mas como um texto corrido.
Estudar a Bíblia dentro de seu contexto talvez seja a regra mais importante para seu devocional.
Deus Abençoe a todos.
Pr. Raul Bolota Filho
Nascido de Novo
Inscreva-se no canal e fique por dentro de nossos novos vídeos!!
########################################
BAIXE O E-BOOK GRATUITO “COMO LER A BÍBLIA: http://bit.ly/2bcwkg3
########################################
► Siga-me ◄
✩ Instagram: https://www.instagram.com/nascidodenovooficial/
✩ Facebook: https://www.facebook.com/nascidodenovo.org
✩ Facebook Teologia: https://www.facebook.com/nascidodenovoteologia
✩ Facebook Peça Oração: https://www.facebook.com/nascidooracao
✩ Facebook Pr. Raul: https://www.facebook.com/prraulbolota
✩ Facebook Grupo: https://www.facebook.com/nascidodenovo.org
✩ Twitter: https://twitter.com/nascidodenovo
✩ Site: http://www.nascidodenovo.org
✩ Pinterest: https://br.pinterest.com/nascidodenovo/
✩ Periscope: @nascidodenovo
✩ Grupo no Whats: https://chat.whatsapp.com/KfMmcGlag7g7t6r3Tmjki2
✩ Grupo no Telegram: https://t.me/joinchat/AAAAAERdksHyJaoM9Qb82w
######################################
Quer enviar algo para nós? Mande para nossa Caixa Postal:
Caixa Postal 73 - Araraquara - SP - CEP14801-970
Todos os presentes serão mostrados em nossos vídeos de Recebidos e mostrados em nossas redes sociais!
Se não quiser que apareça só mandar uma cartinha junto pedindo sigilo.
Nosso e-mail: [email protected]
######################################
CONTRIBUA COM O NASCIDODENOVO.ORG:
https://nascidodenovo.org/v4/mantenedores/