Este é o tema da nossa reflexão, nós vamos ler Neemias 1 e vamos orar juntos.
1 As palavras de Neemias, filho de Hacalias. No mês de quisleu, no ano vigésimo, estando eu na cidadela de Susã,
2 veio Hanani, um de meus irmãos, com alguns de Judá; então, lhes perguntei pelos judeus que escaparam e que não foram levados para o exílio e acerca de Jerusalém.
3 Disseram-me: Os restantes, que não foram levados para o exílio e se acham lá na província, estão em grande miséria e desprezo; os muros de Jerusalém estão derribados, e as suas portas, queimadas.
4 Tendo eu ouvido estas palavras, assentei-me, e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus.
5 E disse: ah! SENHOR, Deus dos céus, Deus grande e temível, que guardas a aliança e a misericórdia para com aqueles que te amam e guardam os teus mandamentos!
7 Temos procedido de todo corruptamente contra ti, não temos guardado os mandamentos, nem os estatutos, nem os juízos que ordenaste a Moisés, teu servo.
8 Lembra-te da palavra que ordenaste a Moisés, teu servo, dizendo: Se transgredirdes, eu vos espalharei por entre os povos;
9 mas, se vos converterdes a mim, e guardardes os meus mandamentos, e os cumprirdes, então, ainda que os vossos rejeitados estejam pelas extremidades do céu, de lá os ajuntarei e os trarei para o lugar que tenho escolhido para ali fazer habitar o meu nome.
10 Estes ainda são teus servos e o teu povo que resgataste com teu grande poder e com tua mão poderosa.
11 Ah! Senhor, estejam, pois, atentos os teus ouvidos à oração do teu servo e à dos teus servos que se agradam de temer o teu nome; concede que seja bem sucedido hoje o teu servo e dá-lhe mercê perante este homem. Nesse tempo eu era copeiro do rei.
Neemias 1 Almeida RA
Vamos Orar : Senhor dependemos de ti, nos rendemos a ti, declaramos que és nosso Deus, pedimos perdão por todos os nossos erros e pedimos que o Senhor fale conosco e faça sua obra em nossa vida através deste estudo em nome de Jesus. Amém.
Uma das principais coisas que vemos nas escrituras é que Deus é um deus que realiza, um Deus que trabalha de fato. No primeiro versículo da Bíblia temos já um indício disto pois vemos: 1 No princípio, criou Deus os céus e a terra. (Gn.1:1 RA) pois encontramos aí um Deus que age, um Deus que faz, um Deus criador, e a Bíblia fala então sobre esta obra de Deus, de fato o universo todo revela a obra de Deus. O Salmo diz isso, o salmista olha para o céu olha para a natureza e diz: Esta é a obra de Deus, Deus fez estas coisas, há sinais deste Deus que realizou, de forma poética, ele fala sobre os astros celestes, sobre os planetas e tudo mais como se Deus estivesse colocado eles lá, como um grande artista, e para pensar em artista, podemos pensar em nossa própria vida.
Em Efésios capítulo 2:10 (Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.) está escrito que nós também somos obra de Deus, nós somos feitura de Deus, o termo grego quando fala que somos feitura de Deus , diz que somos poema que somos uma poesia de Deus ou seja, nós somos a grande obra de arte deste grande artista ou seja, Ele nos fez.
Deus é um Deus que faz, que realiza, um Deus que intervém Ele não é um Deus espectador, um Deus de longe, que não faz nada , ou que não se envolve, Deus é um deus que age, um Deus que intervém um Deus que definitivamente que realiza e nós somos criação de Deus, nós somos feitos pela mão deste grande Deus.
Interessante é que Jesus ao falar de seu Pai, Ele se refere exatamente desta maneira, Ele fala assim, o meu pai trabalha, quando ele foi questionado sobre a cura do sábado Ele diz assim: O meu Pai trabalha até hoje eu também trabalho.
A Bíblia diz em 1 João na carta, Capítulo 3 verso 8: Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo. Ou seja, Deus tem as suas obras e existem outras obras neste mundo, e não são obras de Deus, e Jesus veio para este mundo justamente para desfazer as outras obras, era isto que ele estava dizendo quando falou que estava aqui trabalhando realizando a “Obra do meu Pai”.
Quando Ele termina sua grande Obra na Cruz Ele diz: Está consumado , Ele Diz terminei a obra que me deste para fazer, eu concluí, eu encerrei esta obra.
E Nós lemos em Atos capítulo 1, verso 1 quando Lucas Historiador e Médico decide retratar o crescimento daquela comunidade cristã, ele fala: “1 Escrevi o primeiro livro, ó Teófilo, relatando todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar.”
Então há uma indicação de que Jesus começou a realizar uma obra, Ele concluiu em certo aspecto esta obra, mas em certo aspecto esta obra foi transferida a nós, por isso Ele nos enviou e neste mesmo capítulo no verso 8 ele diz: “8 mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.” Ou seja Jesus estava falando desta referencia a nós de uma obra que deveríamos dar continuidade.
Ele Disse em João 20:21: “21 Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio. “ Em Licas 4:18 Ele anuncia como foi enviado, Ele chama sobre si a profecia de Isaías: “18 O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos,” Então ele Diz assim, da mesma forma que fui envado, envio vocês, nós que somos obra de Deus, somos chamados para fazer a obra de Deus, por isso Efásios no texto que eu já li Capítulo 2 verso 10 que diz que nós somos criação Dele, criados em Cristo Jesus, para a realização de boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que nós as realizássemos ou seja, o Deus que nos criou, o Deus que nos formou, o Deus que manifestou seu grande amor através da obra do seu Filho Jesus, Ele também nos chamou para realizar boas obras, Ele preparou para nós obras que nós devemos realizar em Cristo Jesus.
Nós somos chamados neste mundo então para trabalhar, fazer o que Paulo disse quando escreveu na sua carta aos coríntios sermos cooperadores de Deus e é interessante isto está no capítulo 3 de primeira coríntios que Paulo ao falar de si mesmo, e de Apolo, e os demais apóstolos líderes da comunidade onde havia lá uma divisão em torno de personalidades ele fala assim, todos nós somos o que, somos cooperadores de Deus, ele diz que todos nós somos edifícios de Deus nós somos lavouras de Deus, ou seja, Deus continua trabalhando em nossas vidas, Deus continua nos edificando, Deus continua trabalhando para o nosso crescimento e ao mesmo tempo Deus usa cada um de nós para realização dos seus propósitos da sua obra no mundo.
Então quando nós falamos sobre Opus ou a Obra de Deus, nosso objetivo é chamar nossa atenção para aquilo que Deus quer fazer através de nossas vidas neste mundo, enquanto nós estamos aqui.
Deus quer usar cada um de nós, ninguém, absolutamente ninguém é insignificante neste propósito de deus, não se trata de uma distinção entre ministros e leigos entre pessoas com um chamado missionário no sentido em que elas não estão indo para algum, lugar distante para pregar as boas novas em educar pessoas que de repente estejam trabalhando no escritório ou sejam jornalistas, operários ou qualquer coisa assim todos são instrumentos de Deus e Deus quer usar igualmente cada uma dessas pessoas para a realização da sua obra.
A Obra de Deus, isso fica muito claro quando a gente lê o texto de Neemias, neste primeiro Capítulo que acabamos de ler inclusive. Vamos colocar isso dentro de um conceito, o Povo de Israel foi levado para o cativeiro, isso foi no ano 586 a.c. eles foram levados para o cativeiro porque desobedeceram a Deus.
O Senhor havia sido bem claro através dos profetas e havia falado a eles que se desobedecessem a Deus, seriam espalhados, seriam levados cativos.
Eles desobedeceram a Deus, como resultado, eles foram espalhados, a Nação foi dissolvida foi dividida, perdeu sua força e aí eles foram conquistados e levados ao cativeiro. Mas Deus havia profetizado e havia dito que se eles clamassem a Ele o Senhor iria restaurar a sorte deles, Deus ira trazê-los de volta.
Nós encontramos outros textos na Bíblia que falam sobre isso, inclusive o Salmo 126 que é um salmo que fala desta restauração de Deus.
E aí no ano 537 a.c. um grupo destes cativos foram libertos e eles tiveram a permissão para retornarem a Jerusalém, em 516 a.c. 70 anos exatamente conforme a profecia, um grupo maior volta para Jerusalém e com a ajuda de Esdras, eles reconstroem o Templo na cidade mas não tiveram a permissão de reconstruir os muros da cidade.
E assim passaram-se décadas literalmente, 120 anos se passaram até que um jovem chamado Neemias que morava a uma distancia de aproximadamente 1500 quilômetros de Jerusalém da cidade de Susã, capital do estado dos reis da Pérsia que nunca havia visto a cidade de seus pais, ele nasceu no cativeiro, não conhecia Jerusalém, ele decide fazer perguntas aos que vieram de lá.
E é interessante a natureza das suas perguntas, ele quria saber como estavam aqueles que sobreviveram, note que o cativeiro havia acontecido a mais de um século antes e ele ainda estava preocupado com a condição das pessoas, dos que sobreviveram, na verdade dos poucos sobreviventes daquela época que estavam vivos eram seus filhos, seus netos, e ele está preocupado com a condição deles e não só isso, ele revela também a preocupação com a cidade, ou seja como estão os que sobreviveram, como está a cidade, como está Jerusalém?
Porque muito embora ele nunca estivera em Jerusalém, houvesse nascido no cativeiro, longe da sua casa uma viagem naquela época a camelo de onde ele se encontrava a Jerusalém durava pelo menos dois meses. Muito embora esta era a sua condição, seu coração ainda guardava a cidade de seus antepassados e mais ainda quando a gente lê o contexto, Neemias não estava apenas preocupado com a cidade apenas pela cidade em si, mas por aquilo que a cidade representava para o seu povo e principalmente para o seu Deus.
E ele reflete isso na sua oração, ele diz assim, que Jerusalém foi a cidade em que Deus escolheu para revelar o seu nome, para fazer Sua glória brilhar.
Neemias ao fazer este tipo de pergunta, estava preocupado com a Glória de Deus. Estava preocupado com a cidade que deveria testemunhar a Glória do seu Deus, ele se interessava por essas coisas isso é importante, pra ele e a gente vê a diferença de imediato, de Neemias para tantas outras pessoas, a preocupação dele era com as pessoas com a situação das pessoas a preocupação dele era com a glória de Deus manifesta, revelada na cidade santa de Jerusalém.
Então ele ouve um relatório, foi dito a ele o relatório não foi muito bom, as pessoas que estavam e Jerusalém estavam passando por aflição, por muito sofrimento algumas traduções usam a palavra miséria ou seja as pessoas estavam em pobreza extrema, e essa pobreza, esta miséria os causava sofrimento, aflição no meio do povo fora isso ele diz também que por causa desta condição toda as pessoas estavam passando por vergonha, humilhação, desprezo, aqueles que viviam ao redor da cidade, os inimigos do povo de Deus e havia muitos deles ali e cujos nomes são relatados nesse memoá de Neemias , estavam zombando, despezando e humilhando o povo de Deus por causa da condição da cidade.
A cidade de Jerusalém estava com o seu muro quebrado isso significava que havia uma falta de segurança pública crônica ou seja a cidade estava completamente vulnerável a toda ação do mal, a violência, a saques e roubos e tudo o mais o muro de uma cidade, ou o muro que circulava uma cidade era o que protegia a cidade, por isso demorava-se meses para uma cidade ser conquistada, porque os muros eram a segurança da cidade, no caso de Jerusalém não havia mais muros não tinha proteção não tinha segurança, as pessoas estavam então vivendo em aflição, sofrimento, estavam sendo humilhadas desprezadas, não tinham segurança pública e mais ainda, diz que as portas da cidade haviam sido queimadas a fogo e quando a gente lê o contexto daquela história naquela história nas portas daquela cidade ficavam juízes que julgavam as causas do povo, ou seja sem as portas não havia justiça na cidade não havia que julgasse as causas do povo, não havia quem exercesse a justiça havia na cidade uma condição de profunda injustiça social.
Este era o quadro de Jerusalém, este era o quadro dos moradores de Jerusalém, foi este relatório que Neemias ouviu e foi este relatório que nós lemos aqui diz que ele chorou, que ele lamentou, que ele jejuou, ele orou, ele não fez isso apenas como um emocionalismo barato ele fez isso nada menos que quatro meses e ele diz assim, dia e noite orando,jejuando, se lamentando, clamando ao Deus do céu muito embora ele vivesse tão longe, muito embora ele não conhecesse a cidade dos seus pais, muito embora ele não tinha ligação direta com Jerusalém seu coração estava com o seu povo, seu coração estava com a glòria de Deus refletida naquela cidade, ele chora por aquela situação.
Isso nos traz ao Salmo 119 verso 136 – “ Torrentes de água nascem dos meus olhos, porque os homens não guardam a tua lei.”
Porque ele está chorando? Ele está chorando pelos outros ele está dizendo que há um clamor, um choro, que se equipara a rios de água correndo, e seus olhos, este é um choro, um lamento muito forte, muito intenso e por que ele chora? Pelos outros, por aqueles que não guardam a sua lei Senhor Deus!
Neemias revela este mesmo tipo de caráter, este mesmo tipo de atitude, este mesmo tipo de coração, ele poderia simplesmente falar: – Não é problema meu, eu não nasci lá, cada um com seus problemas, talvez eu nunca irei até lá, estou vivendo aqui nesta condição, não é problema meu!
Mas não, ele se coloca em uma condição que era problema seu sim, que seu ouro e que seus antepassados estavam naquela posição era problema dele sim! Que se a Glória de Deus estava manchada, pela vergonha, pelo escárnio, pelo desprezo era problema dele sim!
E ele lamenta, e ele chora, a gente encontra a sua oração o Deus revelando isso:
Ele estava orando ó Deus por aquele povo ó Deus que fez aquela grande burrada no passado né, que deixou de obedecer ao Senhor e tudo mais enfim admitindo, Senhor nós pecamos.
Eu e meu povo pecamos! Ele se identifica com o pecado de seu povo, ele coloca na condição de que ele mesmo, era um pecador, ele reconhece que tudo aquilo que estava acontecendo eram conseqüências do pecado, do pecado de seus antepassados, ou seja do seu próprio pecado e ele se arrepende diante de Deus e ele se Humilha diante de Deus.
E é interessante nesta oração que ele diz Senhor lembra-te como se Deus houvesse esquecido alguma coisa, mas será que Deus esqueceu alguma coisa, será que Deus precisa ser lembrado de alguma coisa?
Mas Neemias diz assim: Senhor lembra-te, porque ele fala isso? Para lembrar a Deus? Não, na sua oração está lembrando a si mesmo, ele está chamando a palavra de Deus, que ele conhecia muito bem, ele estava dizendo o Senhor falou isso, o Senhor Deus prometeu isso, o Senhor prometeu que seu povo fosse espalhado até os lugares mais distantes debaixo do céu mas que se eles se arrependessem o Senhor os traria de volta para a cidade que o Senhor construiu para eles, para revelar o teu santo nome.
E Neemias se humilha e invoca a misericórdia de Deus, invoca o favor de Deus, ele toma uma posição e quem era Neemias? Ele termina o Capítulo 1 dizendo que nesta época, ele era copeiro do rei, quando a gente Le o livro, a gente vê que ele passa de copeiro a mestre de obras, mais tarde ele se torna governador mas nesta época ele se coloca copeiro do rei.
Realmente porque não existe uma função, não existe nada que a gente faça, que seja menos importante para Deus as vezes a gente olha para as situações do Mundo e a gente olha e pensa que a gente é apenas um trabalhador, a gente trabalha no escritório, a gente é isso ou é aquilo, a gente não tem condições de resolver este problema, não tem condições de se interessar por isso, essa obra é de outra pessoa, não é minha!
Neemias era copeiro do Rei, morando a 1500 Km de Jerusalém, uma terra que ele jamais havia colocado seus pés, de pessoas que ele nunca havia conhecido pessoalmente e como eu disse antes provavelmente nunca havia tido uma ligação imediata, próxima, eram parentes distantes na melhor das hipóteses, mas ele se interessa, porque esta é a obra de Deus, porque esta é a cidade de Deus, porque este é o povo de Deus, porquê o pecado está causando destruição, porque há coisas que estão fora de ordem, e ele fala – Eu estou interessado nisso – Inclusive quando a gente lê a história a gente vê que ele assumiu riscos imensos, para tentar solucionar o problema.
Agora não sei se você lembra:
Quantos anos a cidade estava nesta condição?
Pelo menos 120 anos! Eu fico pensando, será que em 120 anos ninguém pensou como Neemias? Será que ninguém se importou como Neemias? Será que em 120 anos ninguém achou que podia fazer, que tinha que fazer alguma coisa? Vamos mudar a história, não é possível que a gente continue vivendo nesta aflição, neste sofrimento, não é possível que a cidade esteja aí sem muros e estejamos aí a marcê de nossos inimigos, não é possível viver nesta condição de injustiça social, temos que edificar as portas da cidade, trazer de volta os juízes para julgar a causa do povo, não é possível que vivamos numa condição de escárnio, de vergonha, que o nome de Deus seja zombado pelos nossos inimigos, por causa da nossa condição, vamos fazer alguma coisa, durante 120 anos, aparentemente, ninguém fez nada, ninguém se envolveu com nada, ninguém tomou decisão nenhuma, pessoas nasceram naquela condição e por nascerem naquela condição de miséria e pobreza, injustiça e tudo mais, muitas delas seguiam como incapazes de agir este era o seu destino, seu carma (como se fossem hindus né), tipo assim a gente recebeu isso, Deus sabe não há nada que a gente possa fazer vamos conviver vamos fazer o melhor que a gente pode, dentro destas condições e circunstâncias a gente pode viver assim mesmo e levar a vida assim mesmo, e a vida é assim mesmo, em 120 anos, ninguém fez nada.
Nas um rapaz, chamado Neemias, ouve a história distante, o coração se quebranta, ele toma a decisão, ele assume riscos, ele se envolve, não é possível que a situação esteja assim, que ela continue assim, alguma coisa precisa ser feita!
E aí a gente lê a história lá no capítulo 6, que terminou a construção dos muros, 52 dias depois 120 anos mudados em 52 dias, 120 anos de uma história transformada em 52 dias, por que? Porque alguém decidiu agir, porque alguém decidiu fazer, porque alguém decidiu se envolver, porque alguém chamou sobre si a responsabilidade e ao chamar a responsabilidade sobre si, se preparou, se engajou, mobilizou voluntários, clamou a Deus, o favor de Deus, e viu a obra ser realizada.
Mateus capítulo 9 a gente encontra Jesus andando no meio de multidões que ele havia curado, multidões de desafortunados, pessoas enfermas, pessoas oprimidas e diz lá em Mateus 9: que ao ver as multidões, Jesus se compadeceu delas, porque elas estavam vivendo como ovelhas sem pastor, elas estavam perdidas, não havia direção para elas, ovelhas que não tem pastor, não tem direção, Jesus se compadece das multidões por causa das condições delas, na verdade eu digo a vocês a seara e muito grande e poucos são os trabalhadores, rogue pois ao Senhor da seara que Ele possa enviar os trabalhadores, para Sua seara.
Há um mundo aí fora perecendo, há um mundo bem na nossa calçada perecendo, não precisamos ir muito longe, nós temos consciência das dificuldades do mundo, nós temos consciência de como o pecado tem dominado as vidas, não são apenas problemas sociais, e há uma grande falha nossa se apenas enxergarmos os problemas apenas como problemas sociais, se enxergarmos a injustiça e a corrupção, a miséria, a pobreza como se a única causa dessas coisas fossem sociais e pudéssemos resolver então pela via da obra social, pela via de iniciativa humanitária, Neemias enxergou além disso, ele reconheceu que a causa de toda miséria, de toda a pobreza, de sofrimento, da aflição, da injustiça, da falta de segurança, da criminalidade, a causa era o pecado, o mundo que nós vivemos, é o mundo que jás no maligno e a razão disso é simplesmente o pecado e não só o pecado dos outros mas o meu e o seu pecado também, nós somos parte disso e não haverá mudança neste mundo, a menos que você e eu possamos nos identificar igual a Neemias com os problemas do mundo, com os problemas que nos rodeiam, é preciso que nós possamos nos ver como parte do problema antes de de nos vermos como parte da solução para o problema.
É preciso reconhecer que o que acontece no mundo ao nosso redor é desobediência, é o abandono, é o despezo as leis de Deus, isso não é problema só dos outros novamente, isso é problema seu e meu também!
Porque todos pecaram e carecem da glória de Deus, porque não há justo nenhum, ninguém que busque a Deus, esse é um mundo em que nós vivemos, este é o mundo ao nosso redor!
E as coisas talvez estejam vivendo assim em muitos lugares por tantos anos, por tanto tempo que talvez tantas pessoas neste mundo tenham se acomodado com esta condição, é possível até trazendo para próximo de nós, as coisas acontecem assim na nossa família nas nossas vidas durante tanto tempo que a gente nem se lembra quando elas começaram a seguir nesta direção, as vezes a gente pensa assim que não tem jeito não tem solução, não há nada que eu possa fazer a respeito, talvez a gente se contente que elas continuem assim como os moradores de Jerusalém, como os que nasceram naquela situação, da cidade sem muro, sem porta, sem justiça, sem segurança e talvez a gente olhe para isso e diga que é assim mesmo, que eu vou aprender a viver com isso.
Mas se fizermos isso, não vai haver mudança, mas se nós formos como Neemias, se nós identificarmos o problema e a causa do problema e nos identificarmos com ele, se nós nos voltarmos para Deus e buscarmos a face Dele, se nós nos candidatarmos a trabalhar com Deus para a solução do problema, a sermos obreiros de Deus, a realizarmos a obra de Deus no mundo, então nós veremos mudanças tremendas, então nós veremos não só em nossas vidas, mas também em nosso mundo.
A missão de Deus no mundo, é Deus trabalhando no mundo, para restaurar e reconciliar o ser humano consigo mesmo e nós encontramos isso nas Escrituras, nós sabemos que Deus é um Deus missionário, está claro, é um Deus que busca. Ele fala através do profeta que nos amou com amor eterno, não só amei mas atraí vocês a mim, este é um Deus missionário.
A Obra de Deus no mundo é aquilo que Deus começou a fazer é o que Deus já fez, é o que Deus está fazendo, é o que Deus vai fazer, não só aí em nossas vidas, mas através de nós, esta é a obra de Deus.
E que obra é essa novamente? É obra de restauração, é obra de redenção, é obra de transformação, é abrir os olhos daqueles que estão cegos, não só cegos no sentido físico, porque a maior cegueira não é física a maior cegueira é espirituale as escrituras disseram que o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos para que não resplandecesse a luz do evangelho da glória de Cristo, as pessoas estão cegas, você conversa com elas elas não conseguem entender a obra de Deus é abrir os olhos dos cegos, como é que nós fazemos isso?
Talvez alguns de nós tenhamos desistido disso, talvez alguns de nós não tenha nem se engajado nisso, talvez tenhamos perdido de vista essa realidade, mas foi para isso que Jesus nos enviou, foi para isso que Jesus nos comissionou, foi para isso que nós fomos chamados para dar continuidade a obra de Deus, de Cristo.
Para abrir olhos de cegos, para livrar os algemados, tanta gente algemada, tanta gente presa por forças espirituais, tanta gente por vícios, por compulsões e o Senhor nos envia para pregar liberdade aos cativos, para restaurar os quebrados, para curar o coração daqueles que não estão quebrantados, que estão abatidos, que estão desesperançados, para anunciar o ano do favor do nosso Deus, este é o tempo da graça diz Paulo.
Em 2 Coríntios capítulo 5, quando ele fala sobre sermos novas criaturas, quem está em Cristo é nova criatura, o que era velho se fez novo, ele está falando sobre a reconciliação, ele está falando do capítulo 6 que Deus nos envia então como ministros da reconciliação porque Deus estava em Cristo reconciliando o mundo, consigo mesmo, esta é a obra de Deus e nós somos ministros desta mensagem e Pulo por causa disso diz que é por isso que nós clamamos por isso que nós imploramos a vocês reconciliem-se com Deus porque hoje diz Paulo é o tempo oportuno, hoje é o dia da salvação, ele está reconhecendo isso que Jesus anunciou, que Jesus enviou, esta é a época da Graça este é o tempo do favor do nosso Deus, mas o relógio não está parado, este tempo não vai durar para sempre, portanto é hoje o dia, é agora o momento, por isso Paulo tinha urgência na sua mensagem, na sua pregação, por isso ele invoca, ele clama, ele roga aquelas pessoas, recociliem-se com Deus, que o tempo oportuno é agora, esta é a obra de Deus, que somos chamados para fazer.
Agora para fazê-la é preciso somente ter este caráter de Neemias, que caráter é esse? È preciso reconhecer a realidade do problema e não só a realidade do problema, é preciso ter o discernimento do que está por trás do problema, tem muita gente no mundo hoje reconhecendo os problemas do mundo, mas parece que tem poucas pessoas discernindo a natureza destes problemas.
Existe um livro chamado “O Macaco e o Peixe”, e ele é baseado em uma parábola oriental que diz mais ou menos que o macaco foi parar em uma praia, por causa de uma grande tempestade ele não conseguia sair dali, então enquanto ele estava na praia ele viu um peixe tentando nadar contra a correnteza, para vencer a força das ondas e ganhar alto mar e o macaco pensou: este peixe está passando por grandes necessidades, eu tenho que ajudar ele, e o macaco deu um jeito lá e se pendurou no galho, isso e aquilo e tirou o peixe da água e trouxe o peixe para a areia, e colocou do lado dele, e então o peixe começou a saltar e pular do lado dele e o macaco pensou que o peixe estava muito feliz aí passou um tempinho o peixe ficou em silêncio e não se mexeu mais, o que isso quer dizer?
Isso quer dizer que não bastam boas intenções, a gente pode ter boas intenções para resolver os problemas do mundo, mas é preciso muito mais do que boas intenções é preciso discernimento espiritual, é preciso sabedoria de Deus.
Em Provérbios capítulo 29 verso 18 diz:
“Não havendo profecia, o povo se corrompe; mas o que guarda a lei, esse é feliz.”
Onde não há sonho de Deus a palavra é cason, que quer dizer sonho, profético, é visão de Deus, é revelação de Deus, cason não é uma iniciativa humana apenas, não é alguma coisa que é fruto da inteligência humana, não é uma coisa que o homem ao olhar pense vou fazer assim porque eu vou resolver o problema, cason é visão que vem de Deus é visão de Deus, por isso algumas versões colocar como profecia, é direção de Deus e quando não tem isso, o povo perece, o povo se corrompe, mas diz lá na continuação do texto, bem aventurado (felizes) aqueles que guardam os seus mandamentos, o que nós precisamos no nosso mundo hoje mais do que qualquer coisa é essa percepção, é essa visão espiritual.
É visão de Deus, é entender que por trás de um grande problema, que existe no mundo, por traz da injustiça, por trás da miséria, por trás do vício, drogas, opressão, de qualquer forma física, há forças espirituais da maldade é preciso entender que por trás disso tudo, existe o pecado e o pecado não é resolvido com nossas boas intenções e nossas obras de cunho social, o pecado é resolvido com a cruz de Cristo e com o Evangelho do Senhor.
A obra de Deus no mundo hoje, requer que você e eu tenhamos entendimento daquilo que o Senhor veio fazer e que possamos nos tornar cooperadores de Deus, que vão além finalmente do visível, que vão além do imediato.
Neemias assim, novamente a sua oração revela essa característica, revela seu coração, ela revela seu entendimento, e nós vamos continuar olhando nos próximos estudos o caráter deste homem e para como ele agiu em sua vida e a minha esperança é que nós possamos ser inspirados pela palavra de Deus e para a vida dele para que nós também possamos olhar para o mundo hoje e possamos fazer parte daquilo que Deus quer fazer nas nossas vidas.
A Obra novamente é de Deus é Opus Dei (não confunda com o grupo de fanáticos católicos) é Deus quem faz.
Ele conta conosco, me faz lembrar de um velho ditado missionário, quando alguém diz assim que a Obra de Deus feita pelos métodos de Deus, Sempre irá contar com os recursos de Deus, quando nós nos engajamos com a obra de Deus, e quando a nossa metodologia, a nossa motivação o nosso coração são os de Deus pode ter certeza de que ele está conosco.
É isso que Deus diz assim, Sua mão está sobre nós, Nós vemos no livro de Atos que a mão do Senhor, estava com ele, estava sobre eles.
Minha pergunta para você é, você tem visto os problemas do mundo hoje? Você tem entendido estes problemas na sua essência? Você está enxergando além deles? A visão espiritual, você está engajado com a obra de Deus? Ou você simplesmente está dizendo que não é seu problema? Que não há nada que você possa fazer.
Você acredita que Deus pode transformar e mudar? O problema é que muitos de nós não passamos por uma grande transformação de Deus a gente ouve falar de testemunhos ou nestes dias a gente nem ouve falar de testemunhos assim, parece que até testemunharam um negócio que ficou antiquado, mas quando a gente lê, a gente ouve histórias assim a gente não se identifica porque não é a minha história, não é a sua história, eu nunca fui assim né!
Um cara que tinha 14 anos e era um viciado quando conheceu o evangelho, não tinha esperança era dominado pelo ódio com 14 anos, era baixinho, magrinho mas uma pilha de ódio, ira, num tinha medo de ninguém, brigava com qualquer pessoa, e qualquer coisa já estava partindo para cima, com tamanha brutalidade, que as pessoas ficavam impressionadas não tinha nenhuma esperança e o evangelho de Cristo mudou a vida deste menino, o evangelho de Cristo transformou a vida deste menino a mudança foi tão grande, que este garoto não passou por qualquer tipo de tratamento para se ver livre das drogas que o dominavam foi uma coisa quase que instantânea uma coisa radical na vida e foi por isso que ele acreditou neste evangelho como ele mudou este garoto.
E quando ele olha para trás no tempo, e pensa em todos que ele convivia, muitos já se foram, muitos continuam vivendo vidas miseráveis, podemos dizer que a graça de Deus o alcançou, que o libertou que o deu vida.
E eu creio que esta mensagem que milhões de pessoas estão esperando para ouvir, estão esperando por conhecer, é o mesmo evangelho que Paulo diz não me envergonho do evangelho de Cristo, porque ele é o poder de Deus Não basta a minha ação , não valem as minhas intenções, os meus melhores esforços não vão transformar o mundo, mas o poder de Deus, a ação de Deus no mundo, vai transformar o mundo.
E aí é para isso que nós somos chamados, Jesus quando nos ensina a orar Ele diz assim “Pai nosso que estás no céu, santificado seja o seu nome seja feita a sua vontade assim na terra como no céu”. A vontade de Deus não é feita aqui na terra o que impera aqui na terra é o pecado, o que impera na terra é a desordem é a desobediência, é o abandono dos mandamentos de Deus, Jesus diz que nós temos que desejar, orar e buscar para que a vontade de Deus seja feita aqui para que Deus seja reverenciado, para que Deus seja obedecido aqui na terra, como Ele é obedecido nos céus.
Ele diz assim venha o teu reino venha o teu reino, quantos de nós deseja o reino de Deus hoje o Reino onde Deus reina?
Neemias era copeiro do imperador do homem mais poderoso do mundo nos seus dias, do homem mais temível do mundo nos seus dias, Artaxerxes mas ele reconhecia que acima deste imperador havia um Deus que era rei do universo, era Senhor de tudo e de todos.
E ao olhar para a condição de seu povo ele reconhecia que não era daquele jeito que Deus queria que o povo estivesse, isso está contrário a vontade de Deus, isso não é o que o Senhor deseja, que Deus planejou, isso era fruto da desobediência pelo pecado do desvio, e ele se coloca na condição vou me colocar nesta situação para que a história seja transformada e uma história de 120 anos de opressão, de vergonha, de desprezo, é transformada em apenas 52 dias, você está disposto a se engajar nisso, você acredita nisso?
Ou você pensa que é impossível se você pensa que é impossível, você vai continuar vivendo neste mundo talvez como a maioria das pessoas, mas Deus está chamando pessoas que vão acreditar no impossível, que vão dizer que para Deus não há impossível. Deus pode e eu estou aqui Senhor usa minha vida, para fazer a tua obra.
Vamos orar:
Senhor em nome de Jesus, estou hoje aqui nós não vivemos na época de Neemias, nós não vivemos no tempo de Neemias nas condições que ele vivia, essa história pode parecer distante demais para nós, exceto pelo fato de que nós vivemos também rodeados de pobreza aflição e sofrimento, pelo fato de que vivemos também rodeados pelo desprezo e pela humilhação que tantas pessoas sofrem, e o fato de que a condição que prevalece parece ser a da injustiça, a da corrupção, a da violência, da desestruturação social.
Meu Deus nós sabemos que não é essa a tua vontade, o Senhor não criou o homem o mundo para que vivessem assim, Deus que nós possamos como Neemias entender isso, que nós possamos ter discernimento espiritual, que nós possamos ter visão, visão que vem dos céus, visão de Deus, visão que vai além das nossas iniciativas, que vai além das nossas boas intenções Deus que nós possamos encontrar o chamado de nossas vidas na vida daquele que disse o espírito do Senhor está em mim e Ele me enviou para realizar a obra do meu Pai.
Que nós também possamos encontrar o chamado para nossas vidas e que nós também possamos fazer como aquela comunidade de Atos, receber poder do alto, capacitação por meio do Espírito Santo para que possamos ir onde quer que for e ser testemunhas, o Senhor está vivo e ativo, o Senhor ainda restaura o Senhor ainda muda história o Senhor ainda livra o oprimido, o Senhor ainda abre olhos do cego, o Senhor ainda traz a esperança.
Ó Deus em nome de Jesus, eu oro para que cada um de nós, não importa qual seja o nosso trabalho ou a nossa posição possa se ver como teu obreiro, como ministro teu, como alguém que o Senhor quer usar, na transformação deste mundo, para que a tua vontade seja feita aqui como ela é feita nos céus, para que o teu reino venha Senhor, para que este reino venha em sua plenitude e que possamos ver a nova Jerusalém descendo dos céus e encontrando aqui um povo que invoca o teu nome, que teme a Ti que trabalha pela paz da cidade, que anuncia a paz.
Deus em nome de Jesus eu oro, para que o Senhor faça de mim obreiro teu, não apenas como um título que possamos utilizar não isso, muito mais do que isso, pessoas engajadas envolvidas, guiadas pelo Senhor para fazer a sua obra no mundo hoje no poder do teu Espírito santo e para tua glória, Amém.