Jovens Segundo o Coração de Deus – Treinamento no Acampamento Caseiro – Pt.1

Daniel – Amado no Céu – Coragem para ser diferente
07/01/2015
Daniel – Amado no Céu – A decadência dos reinos do mundo
08/01/2015

Jovens Segundo o Coração de Deus – Treinamento no Acampamento Caseiro – Pt.1

Honra a teu pai e a tua mãe.
— Efésios 6.2
Era o mês de fevereiro, e chovera a semana toda. A terra era um f- grande rio de lama. E lá estava eu, um recruta do exército dos Estados Unidos, participando de um acampamento de treinamento em Fort Polk, na Louisiana. Minha missão: treinar a fim de tornar-me um combatente. Meu pelotão estava no segundo mês de um período de quatro meses de treinamento. Nós, do segundo pelotão, estávamos experimentando toda sorte de estresse físico que se pode imaginar. De pé, às quatro da manhã, nossos dias consistiam de uma corrida de treze quilômetros antes do café, treinamento de combate corpo a corpo, exercícios de tiro com balas de verdade, horas de treinamento na utilização das armas e vários exercícios de flexão — era realmente torturante.

Esse treinamento era necessário se quiséssemos estar preparados como soldados. Sem concluir com sucesso esse treinamento, eu não estaria preparado para a guerra que, naquela ocasião, acontecia no sudeste da Ásia.

Bem, você pode não estar preparado para o tipo de treinamento que eu recebi em Fort Polk, mas certamente está preparado para um

diferente tipo de treinamento básico de vida. Esse tipo de treinamento é uma necessidade imperiosa para todo jovem que esteja se preparando para as batalhas da vida. E recebe-se esse treinamento no posto avançado de treinamento oficial de Deus, o “acampamento caseiro”, o lugar onde você vive. Na qualidade de um jovem recruta, você precisa completar esse curso de treinamento de forma a estar preparado para experimentar a vitória nas batalhas da vida. Você poderia resumir isso da seguinte forma:

Seu lar é o campo de treinamento de Deus para o seu futuro. Treine corretamente e você terá as ferramentas para desenvolver as habilidades necessárias de uma vida influente e produtiva.

Caso falhe em seu treinamento no acampamento caseiro, a possibilidade de uma vida de fracassos estará grandemente ampliada.

Parece exagerado, não é mesmo? Pois bem, é sim! Da mesma forma que meu treinamento para combate foi extremo, porém necessário, assim será seu treinamento em casa. Basicamente, o treinamento consiste de um único comando, uma única ordem de Deus. E Deus não nos oferece uma escala de intensidades quando Ele nos dá um comando. É tudo ou nada: “Honra a teu pai e a tua mãe” (Ef 6.2). E isso aí! Faça isso, e você será aprovado no programa de treinamento para a vida no acampamento caseiro. Faça isso, e você estará na pista de alta velocidade para tornar-se um homem de Deus.

Honra Teus Pais

Essa ordenança em Efésios 6.2 não foi o um novo conceito que o apóstolo Paulo apresentou por sua conta e risco. Foi Deus quem, pela primeira vez, deu a Moisés esse mandamento, lá atrás no Antigo Testamento, em Êxodo 20. Você já ouviu falar dos Dez Mandamentos? Pois bem, “honra a teu pai e a tua mãe” é o quinto mandamento.

Os primeiros quatro mandamentos nos dão as instruções a respeito de nosso relacionamento com Deus: não tenha outros deuses, não faça ídolos, não diga nome de Deus em vão, lembre-se do dia de sábado e mantenha-o como dia santo (Èx 20.1-11).

Os outros seis mandamentos tratam de seus relacionamentos humanos. E você sabe qual é o primeiro deles?

Se você disse: “Honra a teu pai e tua mãe” (v. 12), você está correto. Essa é a primeira “ordem” de Deus para você. O que quer dizer que esse mandamento é extremamente importante! Não se trata de uma sugestão. Trata-se de uma ordem para que você, um jovem segundo o coração de Deus, honre a seus pais.

Bem, o que significa honrar a seus pais? Eis aqui uma definição que gosto porque não deixa nenhuma margem para a dúvida. Sem quaisquer evasivas, sem os seus “poréns”, sem os “e se”.

Bem, o que significa honrar a seus pais? Em parte, “honrar” significa falar bem deles, bem como falar polidamente com eles. Também quer dizer agir de uma forma que mostre cortesia e respeito para com eles (mas nâo devemos segui-los quando as ações deles são atos de desobediência a Deus). Os pais ocupam um lugar especial ao lado de Deus. Mesmo aqueles que têm dificuldades de relacionamento com seus pais, ainda assim estão obrigados a honrá-los.6

Você observou a parte que diz: “Os pais ocupam um lugar especial ao lado de Deus”? O que você acha que isso significa? Isso significa que Deus está ao lado de seus pais enquanto eles o acompanham em sua educação. O trabalho que seus pais devem executar é árduo. E você acha que o seu trabalho é que é árduo?

Tudo o que você precisa fazer é obedecer. Mas aqui está o que seus pais são solicitados a fazer:

• Os pais são ordenados por Deus a ensinar os filhos (Dt 6.7).

• Os pais são ordenados por Deus a treinar os filhos (Ef 6.4).

• Os pais são ordenados por Deus a disciplinar e corrigir os filhos (Hb 12.7).

Da mesma forma que você é responsável por seguir seu mandamento para obedecer e respeitar a seus pais perante Deus, seus pais são responsáveis perante Deus por seguirem o mandamento que lhes foi dado. Portanto, não seja duro com seus pais. Eles receberam

um grande desafio de Deus em relação a sua educação. Quando as coisas ficam um pouco tensas em sua casa, e você fica com vontade de trocar seus pais por outros diferentes, lembre-se de que seus pais estão somente tentando executar a tarefa que lhes foi incumbida.

Desonrar os Pais

Sempre que penso a respeito de honrar e de obedecer aos pais, não posso deixar de pensar em diversos exemplos de homens na Bíblia que mostraram respeito por seus pais. Eles haviam desonrado a seus pais. Ou, em outras palavras, eles não eram homens segundo o coração de Deus:

Esaú era o filho de Isaque e irmão gêmeo de Jacó (Gn 25.19-26). Ele não honrou a seus pais quanto a sua intenção de casar-se. Ele não pediu e, portanto, seu casamento foi uma fonte de pesar para seus pais (Gn 26.35).

Os dois filhos de Eli, o mais alto sacerdote de Israel, foram desobedientes e maus. E como Eli não os repreendeu, Deus julgou tanto a Eli quanto a seus dois filhos. Os filhos morreram em combate, e Eli morreu quando recebeu a notícia da morte dos filhos (1 Sm 2.12-36).

Esses são apenas alguns poucos exemplos de homens que não honraram a seus pais. Eles acabaram por trazer dores de cabeça e sofrimentos para si mesmos e para seus familiares. Mas Deus diz que não precisa ser dessa forma. Ele acrescentou uma promessa a seu mandamento de que deveriamos honrar a nossos pais. Ele prometeu que, quando você respeita a seu pai e a sua mãe, isto lhe sucederá: “Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra” (Ef 6.3). Por que Esaú foi desobediente, as coisas não andaram bem em sua casa. E a desobediência dos dois filhos de Eli resultou na morte deles.
Examine a Palavra de Deus

Você deseja que as coisas andem bem em sua casa? E você deseja uma vida melhor? Então examine esses versículos que foram escritos por Deus especialmente para você, o filho. Você está preparado para uma obediência radical

Filho meu, não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos.

Porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz (Pv 3.1,2).

Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa, para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra (Ef 6.1-3).

Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor (Cl 3.20).

Tudo Bem, Mas Como?

Você já está convencido da importância de honrar e de obedecer a seus pais? A palavra de Deus é clara a esse respeito. Agora a questão é a seguinte: como você pode demonstrar que obedece e honra a seus pais?

Você está preparado para algumas perguntas? Então comece agora mesmo, e peça a Deus para lhe dar a coragem e o vigor a fim de encarar esse treinamento, não somente até você se formar no “campo de treinamento” em casa, mas por toda a sua vida. Domine as próximas áreas de sua vida, assim você crescerá e ocupará seu lugar nas linhas de frente da vida. Você será capaz de entrar nas batalhas da vida sabendo que Deus está a seu lado. Fazer essas pequenas coisas hoje o ajudará a fazer as grandes coisas do amanhã em sua vida.

Sua atitude — Honrar os pais começa em você. Ninguém pode obrigá-lo a honrar e a obedecer. Ah, eles podem tentar. Eles podem discipliná-lo fisicamente. Eles podem massacrá-lo para sempre. Eles podem fazer toda sorte de coisas criativas para fazê-lo obedecer. Eles podem ser bem-sucedidos em obter uma resposta positiva de você… ao menos por fora. “Tudo bem, irei arrumar o meu quarto. Tudo bem, farei isto ou aquilo”, você resmungará. “Qualquer coisa para que vocês não peguem no meu pé!” Mas você, por dentro, em seu coração, diz desafiadoramente: “Eu posso estar concordando por fora, mas aqui dentro, ninguém vai me dizer o que eu devo fazer!”

Bem, eu espero não estar falando a respeito de você! Talvez esteja falando a respeito de algum garoto que viva nas ruas, ou de algum “mauricinho” rebelde de sua escola. Não, na qualidade de um homem segundo o coração de Deus, você deve estar desejando honrar e obedecer a seus pais. Certamente, de vez em quando, você recairá em algum velho hábito. E, com certeza, algumas vezes é difícil obedecer. Mas é importante que você compreenda que o acampamento caseiro é o campo de treinamento para sua vida… e a primeira lição que Deus quer que você aprenda ali é a obediência e o respeito para com seus pais.

Por quê? Porque esse é de longe um fato muito comprovado: se você não pode ou não quer obedecer a seus pais em casa, então esperar o quê? Tampouco, você não conseguirá obedecer ou não obedecerá aos outros! Sejam eles seus professores, sejam eles seus instrutores, sejam eles seus líderes na igreja, sejam eles seus futuros chefes, seja Deus, você não os respeitará nem os honrará, e você não será um homem de Deus.

Obediência é uma disciplina que se aprende em casa. Você nunca se tornará um homem segundo o coração de Deus sem cultivar uma atitude de obediência — uma atitude praticada e aperfeiçoada em casa.

Seu quarto — “Por Deus, meu quarto não! Esse é o único cantinho onde eu tenho privacidade!”, dirá você. Bem, não estou falando de transformar seu quarto em um local aberto ao público. O que quero dizer é a manutenção de seu quarto limpo e arrumado. Deus criou a terra e colocou ordem no caos. Mas a maioria dos rapazes que conheço tenta reverter essa lei de Deus sobre a ordem, e transformar a ordem em caos em seus quartos.

Entretanto, um homem segundo o coração de Deus faz todo o esforço para reverter as coisas, a fim de seguir os desígnios de Deus em direção à ordem e para fazer as coisas ao modo de Deus. Você poderia abraçar um objetivo: o de sempre deixar as coisas melhores do que estavam quando você as encontrou… e isso inclui o seu quarto. Manter seu quarto limpo e em ordem é um hábito que o levará longe em sua vida.

Tudo por que você aprendeu a simples disciplina em casa… em seu quarto, quando você recolheu suas meias sujas, por sua própria conta, sem que ninguém mandasse você fazer isso, sem que sua mãe

lhe pedisse para fazer isso… você descobrirá que passará a ser muito mais organizado na escola, em seu trabalho e em todas as coisas que você faz. Manter seu quarto arrumado pode parecer uma pequena disciplina, mas é um hábito que fará uma grande diferença em cada área de sua vida.
Transformando Sua Vida Em Uma Aventura Radical

Pelo fato do treinamento que você recebe no acampamento caseiro ser tão importante, faremos uma pausa por um momento para pensar a respeito do que aprendemos, antes que você continue com novos elementos de treinamento no próximo capítulo.

Você deve ter ouvido dizer que a atitude é tudo. E, especialmente, a atitude bíblica em relação à obediência. Eu sei que quando a vida se torna difícil ou as coisas não andam tão bem, manter a atitude correta torna-se mais difícil. Mas, somente o fato de uma coisa ser difícil não significa que seja impossível.

Com a ajuda de Deus, você pode modificar sua atitude. Paulo lhe mostra o tipo de atitude que você deveria adotar. “De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. […] e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte e morte de cruz” (Fp 2.5-8). Peça a Deus Pai para lhe dar a mesma atitude humilde que Jesus teve — uma atitude de obediência cega.

Desafios Para Hoje
Leia novamente a definição do que significa honrar a seus pais (veja páginas 80 e 81). Qual é a coisa especial que você pode fazer hoje para mostrar que honra e respeita a seus pais? Escreva-a aqui. A seguir registre de que forma você fará isso.
Qual é a coisa que você pode fazer agora para cuidar de seu quarto? O que foi que você deixou de lado, o que negligenciou, ou intencionalmente se recusou a fazer? Honre a seus pais — e a Deus — fazendo isso agora.
Como você descrevería sua atitude em casa? Como seus pais descreveríam a sua atitude? Como seus irmãos a descreveríam? Você precisa corrigir alguma atitude? Que mudanças específicas você efetuará? Peça a Deus forças para continuar adiante. Dentro de uma semana, faça a si mesmo essas mesmas perguntas novamente e verifique o seu progresso.

Aprofunde Seu Conhecimento
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro […] que maneja bem a palavra da verdade.

— 2 Timóteo 2.15
Leia Hebreus 12.1-3.0 que pediram a Jesus? Qual foi a sua atitude quando Ele enfrentou a cruz? Qual seria a sua atitude caso você atendesse ao desejo de Deus para sua vida, especialmente em obedecer a seus pais?
Leia o Salmo 40.8. Que atitude teve o escritor diante de Deus e a sua vontade? Você considera um “prazer” fazer a vontade de Deus e tem o “desejo” de realizá-la em sua vida, ou sente “desprazer” com essa idéia? Há alguma mudança que você deveria fazer?
Leia Lucas 2.41-52. Descreva essa cena familiar. Quem são as pessoas? Quais são os locais? O que aconteceu? Ao final, de que forma Jesus honrou a seus pais?

O que os textos abaixo nos ensinam a respeito da obediência de Jesus para com o desejo de seu Pai celestial?

Lucas 22.42

João 5.30

João 6.38

João 17.4

Hebreus 10.7,9

O que você pode aprender com o exemplo de Jesus?

 

Pr.Raul
Pr.Raul
Pastor do Ministério Nascido de Novo e coordenador do Seminário Teológico Nascido de Novo, Youtuber e marido da Irmã Vanessa Ângelo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *