Jovens Segundo o Coração de Deus – Em Busca do Propósito de Deus

Daniel – Amado no Céu – Ascensão e queda dos reinos do mundo
15/01/2015
Daniel – Amado no Céu – Se Deus já decretou, por que orar?
16/01/2015

Jovens Segundo o Coração de Deus – Em Busca do Propósito de Deus

Porque, na verdade, tendo Davi, no seu tempo, servido conforme a vontade de Deus, dormiu.

— Atos 13.36
Iniciamos nossa aventura radical com o sonho de escalar até o ponto mais alto e encontrar a melhor paisagem — uma visão do que representa ser um homem segundo o coração de Deus. Nós conseguimos alcançar nosso objetivo. Parabéns! Muito bem! E um aceno meu para você à distância, e do alto!

Estou feliz por você ter me acompanhado ao longo deste livro. Espero que tenha sido agradável. (Para mim foi.) Também espero que tenha sido desafiador. (Para mim certamente foi!) E creio que você conseguiu compreender a chave para sua vida como um homem segundo o coraçao de Deus: em tudo, Deus vê o coração! Isso significa que seu relacionamento com Deus diz respeito a seu coração e aos desejos de seu coraçao.

Conhecendo o Propósito de Deus

Você já foi escoteiro ou participou de algum curso de sobrevivência? Então, sabe que uma das primeiras habilidades que tem

de aprender é a de encontrar sua localização e possíveis rumos a tomar quando está perdido. E, à noite, a melhor forma de fazer isso é guiar-se pelas estrelas.

Bem, para você, um jovem rapaz segundo o coração de Deus que tenta realizar essa caminhada através do mundo, sua primeira prioridade é saber sobre a vontade de Deus e o propósito do Senhor para sua vida. Uma vez que você saiba isso, jamais ficará perdido ou confuso. Você estará sempre no caminho certo! Uma vez que saiba dos propósitos de Deus para você, pode mover-se na vida com confiança.

Você possivelmente perguntará: “Qual é o meu propósito?” Paulo diz: “Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para a glória de Deus” (1 Co 10.31). Isso quer dizer que o propósito de sua vida é glorificar a Deus.

“Tudo bem, mas como?”, você pergunta.

Você glorifica a Deus ao vivenciar as prioridades do Senhor para sua vida. Esse foi o assunto deste livro — vivenciar os propósitos de Deus para sua vida. Já discutimos as prioridades — aquelas relacionadas com

sua família, seus amigos, sua educação, seus objetivos, sua igreja, sua pureza e seu testemunho —

e todas essas prioridades servem como um grande ponto de partida para a compreensão do propósito de Deus para sua vida. Que homem de Deus não gostaria de atender ao grande propósito de Deus para si? Ou, em outras palavras, que homem de Deus não gostaria de participar da aventura radical que Deus planejou para ele?

Em Busca do Propósito de Deus

Meu amigo, quando nos separarmos e cada um de nós prosseguir em seu próprio caminho, sempre seguindo o coração de Deus, quero desafiá-lo (como desafio a mim mesmo) a procurar Deus e seu propósito. Procure a ajuda do Senhor para atender ao propósito dEle para você, dessa forma:

Leia sua Bíblia antes de tudo.

Seja fervoroso e ore regularmente.

Encontre alguém para orientá-lo.

Persiga a medalha de ouro e dê tudo de você. E, acima de tudo,

Persiga a vontade de Deus com todo o seu coração, e

Deseje as prioridades do Senhor em sua vida.

A medida que desenvolve esse tipo de coração — um coração que segue a Deus —, você causará um efeito marcante sobre sua família, seus amigos, sua igreja… e seu mundo! Sua geração jamais será a mesma… e, tampouco, você!

Vivendo o Propósito de Deus

Em sua própria aventura, estou certo de que você, como Davi (e eu), cometerá algumas falhas na sua tentativa de obedecer a Deus, bem como em seu desejo de servi-lo e de viver o propósito dEle para você. Todos nós cometemos falhas! Mas lembre-se disto: você não pode fazer nada a respeito do que já passou; mas a partir de hoje, pode seguir os passos de Davi. Quando você falhar, faça como fez Davi: arrependa-se, retroceda e siga em frente buscando a Deus. Assim como Davi que serviu aos propósitos de Deus, você pode seguir em frente como um homem segundo o coração de Deus, buscando os seus propósitos.

Veja bem, Davi, apesar de todos seus erros e falhas em seu caminho com Deus, sempre chegou a um ponto em que, com

grande remorso e tristeza, voltou-se para Deus. Sua atitude de arrependimento e o desejo de agradar a Deus tornaram Davi um homem segundo o coração de Deus.

Agora, a grande questão é esta: você viverá de acordo com seus próprios planos, ou viverá conforme os propósitos de Deus? Não gostaria que dissessem que você realmente serve aos propósitos de Deus? Minha esperança é de que este seja o seu desejo. Qual o homem de Deus que não gostaria de atender ao grande plano de Deus para a sua vida?

Que oportunidade incrível você tem a sua disposição! Que este epitáfio vivido seja verdadeiro em sua vida:
(seu nome)

é um homem segundo o coração de Deus que vivência o propósito de Deus em sua vida.

 

Pr.Raul
Pr.Raul
Pastor do Ministério Nascido de Novo e coordenador do Seminário Teológico Nascido de Novo, Youtuber e marido da Irmã Vanessa Ângelo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *