Jovens Segundo o Coração de Deus – Busque o Lugar Que Valha a Pena

Daniel – Amado no Céu – Prontos a morrer, não a pecar
09/01/2015
Daniel – Amado no Céu – A luta de Deus na salvação de um homem
10/01/2015

Jovens Segundo o Coração de Deus – Busque o Lugar Que Valha a Pena

E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens.

— Lucas 2.52
jt rã o tive nenhuma chance! Cresci em uma pequena cidade /l / em Oklahoma, onde a maior parte dos homens trabalhava / V na fábrica local. O curso ginasial era tudo que a maioria dos rapazes desejava, ou precisava para conseguir um trabalho lá. A educação, para maioria de nós, simplesmente não era considerada como algo fundamental. Nós pensávamos: Mas não tem importância, pois sempre tivemos a fábrica na cidade! Sempre havia muitos empregos à disposição, certo?

Errado! A fábrica fechou logo depois que me formei.

E, assim, o que um jovem podería fazer ali? Se fosse como muitos de meus amigos que acreditaram na fábrica e imaginaram que uma educação que chegasse a completar o ensino médio era suficiente para garantir o trabalho, teria realmente um grande problema. Por assim dizer, essa era a situação de muitos de meus companheiros que não levaram a escola a sério, porque eles contavam com um emprego na fábrica.

Felizmente, para mim, o sr. Walker, quando estava no segundo ano, veio em meu socorro. Eu trabalhava em um supermercado

local empacotando alimentos. Gostava do trabalho e ganhara, até mesmo, várias “competições de empacotamento”. Entretanto, em um determinado sábado, o sr. Walker, um dos farmacêuticos locais, aproximou-se de mim na igreja e ofereceu-me trabalho em sua farmácia. Eu acabara de tirar minha licença de motorista, e o sr. Walker queria que eu trabalhasse como garoto de entregas (além de ajudar em algumas outras coisas na loja). Que maravilha — poderia dirigir o caminhão de entregas por toda a cidade, e uma outra pessoa pagaria pela gasolina! E ainda receberia algum dinheiro para fazer isso!

Aprimore o Foco

Você alguma vez já escutou o ditado: “Quando você não deseja nada, sempre acerta esse alvo”? Pois bem, isso foi o que aconteceu para muitos de meus companheiros da escola de ensino médio. E eu estava seguindo esse mesmo caminho… até que o sr. Walker apareceu em minha vida. Ele começou a trabalhar em minha vida e a me dar orientações relevantes. Ele envolveu-se comigo e procurou colocar-me em um caminho mais seguro para o sucesso. E logo ele fez com que me interesse pelo trabalho da farmácia.

De repente, eu tinha uma direção — um foco. Sabia para onde estava indo. Eu queria ser farmacêutico. Isso significava que teria de ir para a faculdade… o que queria dizer que precisaria me sair bem na faculdade… o que significava… eu acredito que você consegue ver o que quero dizer com tudo isto, certo?

Todos nós temos uma escolha: podemos deixar que a vida nos leve, esperando que a fábrica (ou o posto de gasolina, a oficina, ou o que quer seja) não feche, ou então podemos focalizar nosso futuro, dar o melhor de nós na escola e, ativamente, nos preparar para nossa jornada a caminho do futuro. E isso exige o esforço de fazer alguma coisa por si mesmo na vida. E é sempre melhor que você não espere por um sr. Walker para seguir em frente. Comece a preparar-se agora… ponha você mesmo em foco, definindo os objetivos e trabalhando arduamente. Depois, seja o que for que Deus ponha em seu caminho… e quando Ele o fizer, estará preparado para a aventura.

A seguir apresento alguns versículos da Palavra de Deus que focalizam o ouvir, o aprender e o crescer. Siga o conselho de Deus, e você estará na pista de alta velocidade para a aventura radical que o conduz diretamente para o plano do Senhor para sua vida.

Ouça o sábio e cresça em prudência; e o instruído adquira habilidade (Pv 1.5; ARA).

Filho meu, não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos.

Porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz (Pv 3.1,2).

Porque o Senhor dá a sabedoria, e da sua boca vem o conhecimento e o entendimento (Pv 2.6).

Crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo (2 Pe 3.18).

Tudo Bem, Mas Como?

Recentemente, estava em uma base da Marinha dos Estados Unidos perto de minha casa. Enquanto estive lá, um marinheiro passou usando uma camiseta com as seguintes palavras:

Marinha radical mares bravios, ventos fortes, conveses de pouso inclinados…

Não é possível apenas cumprir tarefas Você tem de encarar suas tarefas radicalmente!

Amigo, quando chegar a hora de ir para algum lugar que valha a pena, você nunca chegará lá sem preparação. Se você quer ser bem-sucedido, precisa tomar algumas medidas radicais (elas, pelo menos, são radicais pelos padrões de hoje!) Terá de tentar ir bem na escola, qualquer que seja o curso — no ensino médio, na faculdade, em uma escola técnica. Portanto, quando é que dará início a esse treinamento?

Primeiro, você precisa reconhecer o plano de Deus… e começar a pensar a respeito de sua responsabilidade para com Ele. (Eu sei que nós, os rapazes, nem sempre gostamos de ouvir isso, mas é preciso ouvir.) Se você é cristão, Deus o chama para cumprir suas obrigações e responsabilidades em casa, na escola e no trabalho. Você não pode

deixar de lado nenhum aspecto de sua vida que seja desagradável e esperar ser bem-sucedido. Por exemplo, um marinheiro bem-sucedido tem primeiro de passar pelo campo de treinamento.

Pense um pouco a respeito de Jesus. Ele era Deus em um corpo humano. Viveu sua existência humana de uma forma normal. Ele cresceu “em sabedoria, estatura e graça para com Deus e os homens” (Lc 2.52). Nada foi omitido em sua educação e em sua vida… nem o processo de aprendizado. Como Ele não deixou de atender ao essencial, foi capaz de atingir seu propósito para o qual veio para esta Terra.

Deus Pai tinha um plano para a vida de Jesus, e esse plano incluía o processo normal de desenvolver-se física, mental e praticamente. E adivinhe o que mais? Deus também tem um plano para sua vida, um plano que você precisa seguir. Esse caminho normal inclui atividade física e desenvolvimento corporal. Ele também envolve a vida em casa, o relacionamento familiar e (você adivinhou!) aprender a trabalhar nas coisas da casa. E isso exige estudo e treinamento no trabalho e que o qualificarão para crescer em sabedoria, em conhecimento e em disciplina pessoal.

Meu incentivo para você é para que aceite o trabalho requerido a fim de que cresça em maturidade intelectual. Acate, agora mesmo, o plano pessoal de Deus para o crescimento em sua vida. (Ele, certamente, mais do que qualquer um, deseja que você chegue a um lugar que valha a pena!) E faça logo uma oração de agradecimento pelo plano que Ele tem para o seu futuro.

Segundo, você precisa dar as boas-vindas ao plano de Deus. Poderia agradecer a Deus porque Ele tem um plano para você! Pense a respeito disso — o Deus do universo tem um plano… especialmente projetado para você! Isso é verdadeiramente inacreditável!

Portanto, tome posse do fato de que, em cada esquina, tem um futuro agradável a sua espera. Certamente, você não sabe o que é que Deus planejou para sua vida, mas deve ficar entusiasmado a respeito de preparar-se para isso, antecipando essa aventura. E não importa em que tipo de trabalho você se envolverá — qualquer trabalho requer que se encaminhe para ele. Toda profissão tem suas exigências e, portanto, requer uma preparação bem focalizada agora mesmo.

Terceiro, você precisa atingir a excelência na execução do plano de Deus. A Bíblia diz: “E, tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor e não aos homens” (Cl 3.23). Esse “trabalho” para

você, um jovem rapaz em desenvolvimento, inclui os seus trabalhos de escola. Precisa desenvolver o hábito de estudar, algo necessário para ir bem na escola. Você precisa trabalhar arduamente. Precisa desenvolver as habilidades da vida.

E aqui temos uma outra “necessidade”: Por mais ridículo que possa parecer, você precisa ler, ou aprender a ler melhor. Curiosamente, as pesquisas nos dizem que muitos homens adultos não leram nenhum livro desde o tempo do ensino médio! Se deseja destacar-se na aventura radical chamada “aprendizado”, então você precisa desenvolver e manter suas habilidades de leitura. Você nunca será excelente em nenhuma área se não ler. Como diz o ditado: “Um leitor é líder, e um líder é leitor”. Voltemos para a camiseta do marinheiro —

Não é possível apenas cumprir tarefas Você tem de encarar suas tarefas radicalmente!

Você concorda que a disciplina mental é necessária para que obtenha as informações que precisa para viver uma vida de sabedoria e de aventura? Você perceberá que não disse que a excelência acadêmica lhe dá a sabedoria. Não, seu trabalho árduo na escola dá o conhecimento — conhecimento que é importante. Mas observem também — o conhecimento não é o objetivo de sua educação. Há muitos tolos com bastante escolaridade neste mundo! Não, em vez de ter o conhecimento como seu objetivo, tenha a sabedoria (Pv 4.5,7). Sabedoria é a aplicação adequada do conhecimento e da informação. Isso é o que você quer… e precisa!

Finalmente, você precisa ser um exemplo do plano de Deus para os outros. Caminhar para algum lugar que valha a pena requer medidas extremas! Algumas vezes, você não gosta de aparecer, mas se quer ser radical, então há algumas questões que certamente quer resolver sozinho: caso alguém estivesse me observando na escola…

• ele diria que me destaco?

• ele diria que me destaco em que áreas e de que maneira?

• será que ele percebería que me destaco — porque sou cristão?

Se você serve como modelo de Jesus Cristo em sua escola, então poderá responder a essas questões de forma afirmativa. Sua escola é um importante campo de treinamento para uma vida cristã radical.

Você precisa decidir… Viver para agradar a quem? É para agradar a seus amigos, ou a seu Amigo Jesus?

E, aqui, apresento mais um outro pensamento antes de continuarmos: se você tem dificuldades para viver para Cristo na escola, então terá dificuldades para viver para Cristo no mundo. A forma como dá seu exemplo de vida cristã hoje na escola, muito provavelmente, é como dará seu exemplo de vida cristã no futuro, quando for adulto.

Viva para Cristo hoje, e viverá para Cristo amanhã.

Transformando Sua Vida Em Uma Aventura Radical

Recentemente, almocei com um de meus colegas do ensino médio. Nós não nos víamos há MUITO tempo, de forma que tínhamos bastante conversa para pôr em dia. Fizemos perguntas sobre nossos colegas de classe e o paradeiro deles. Foi muito triste ouvir que muitos dos rapazes, nossos amigos, não pensaram muito a respeito de se encaminhar para algum lugar que valesse a pena. Eles não focalizaram seus esforços, durante a caminhada, na aventura radical à sua frente. E, como resultado, eles nunca estiveram preparados para nenhuma jornada.

Não quero isso para você, meu amigo! Não quero que as pessoas, nos próximos anos, sentem-se à uma mesa para conversa a respeito de você e de todas as aventuras que poderia ter tido… mas para as quais não estava preparado e, portanto, perdeu essas oportunidades.

Espero que não me entenda mal — sei que a educação formal não é tudo, e que algumas pessoas podem sobreviver sem o treinamento que recebem na escola… mas não muitas. Também quero dizer, mais uma vez, que seu relacionamento com Jesus Cristo é a parte mais importante de seu desenvolvimento. Se você não fizer nada mais além de crescer em seu conhecimento e fé em Jesus, bem como “em graça para com Deus”, então você é um dos melhores estudantes.

Mas deixe-me acrescentar rapidamente que é importante receber o treinamento que o ajudará a crescer em graça para com “os homens”. Isso o tornará um homem completo — um homem que está preparado para os mares bravios, para as grandes ventanias, para os conveses inclinados da vida. E isso o tornará um homem radical — um homem segundo o coração de Deus!

Desafios Para Hoje
Examine tudo que fez na semana que passou. Quantas horas você acha que dedicou a essas três áreas:

• Horas dedicadas ao lazer (com jogos de computador, televisão, etc.);

• Horas com os amigos;

• Horas com os deveres de casa.

De que forma as suas respostas revelam suas prioridades? Há alguma mudança que precise ser feita?
Como classificaria a sua influência cristã em sua escola? Você é um cristão “camuflado”, ou é um cristão “de peito aberto”? Por favor, explique a sua resposta.

Há outros cristãos em sua escola? Seria difícil para vocês se reunirem a fim de que criem um grupo para que prestem contas uns aos outros e para que orem juntos de forma que o testemunho de vocês pudesse ser notório e ousado?

Avalie honestamente a atitude de seu coração com relação à escola e aos trabalhos de casa. Será que você desejaria orar todos os dias da próxima semana para que Deus pudesse ajudá-lo a ter uma atitude mais positiva com relação a essas importantes áreas de sua vida?

Aprofunde Seu Conhecimento
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro […] cjue maneja bem a palavra da verdade. — 2 Timóteo 2.15
O que esses provérbios ensinam a você a respeito da importância da sabedoria e do conhecimento, e o que eles ensinam a respeito de como se obter isso?
Provérbios 2.6
Provérbios 4.5
Provérbios 4.7
Provérbios 9.10
Enumere três coisas que você pode fazer para crescer em sabedoria e em conhecimento.

Leia Daniel 1.1-7 e 17-20. Descreva o processo de aprendizado de Daniel e de seus três jovens amigos.
De que forma a experiência deles motiva você a vencer em seu próprio aprendizado?
De que forma o vigor deles motiva você?
Leia Lucas 2.41-52. O que os anos iniciais da vida de Jesus ensinam a você a respeito de seu próprio processo de desenvolvimento?
Como o exemplo de Jesus e de sua experiência educacional encorajam-no e motivam-no a prestar mais atenção a sua preparação para a aventura à sua frente?

 

Pr.Raul
Pr.Raul
Pastor do Ministério Nascido de Novo e coordenador do Seminário Teológico Nascido de Novo, Youtuber e marido da Irmã Vanessa Ângelo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *