Jacó

10 Conselhos Para Jovens Em Assuntos Sexuais
16/09/2012
Parte 2 – Tipos e Formas de Oração
16/09/2012

Jacó – Ya?aqov, traduzido como: aquele que segura pelo calcanhar ou suplantador
Israel – Yisra?el traduzido como: aquele que luta com Deus


1) Filho de Isaque e Rebeca e irmão gêmeo de Esaú (Gn 25.21-26). A Esaú cabia o direito de PRIMOGENITURA por haver nascido primeiro, mas Jacó comprou esse direito por um cozido (Gn 25.29-34). Jacó enganou Isaque para que este o abençoasse (Gn 27.1-41). Ao fugir de Esaú, Jacó teve a visão da escada que tocava o céu (Gn 27.42-28.22). Casou-se com Léia e Raquel, as duas filhas de Labão (Gn 29.1-30). Foi pai de 12 filhos e uma filha. Em Peniel lutou com o Anjo do Senhor, tendo recebido nessa ocasião o nome de ISRAEL (Gn 32). Para fugir da fome, foi morar no Egito, onde morreu (Gn 42—46; 49).

2) Nome do povo de Israel (Nm 24.5).

INTRODUÇÃO
Neto de Abraão e filho de Isaque, Jacó foi um dos grandes patriarcas da nação de Israel. Na verdade, a nação em si foi nomeada com outro nome de Jacó: “Israel”. Porém é o seu nome original – Jacó – que nos da uma idéia de seu caráter. Seu nome significa “enganador”.

HISTORIA PESSOAL
A princípio, a vida de Jacó pode parecer sem graça, sendo que ele não fez muito mais que cuidar de seu gado e criar sua família. Porém se prestar atenção, você verá que sua vida foi cheia de dramas e conflitos entre ele e os membros de sua família e até entre ele e Deus. Sua história de vida é extraordinária desde o início.

COMEÇANDO UMA FAMíLIA
Os capítulos 29 e 30, do livro de Gênesis, descreve o nascimento da maioria dos filhos de Jacó. Léia deu quatro filhos à Jacó: Ruben, Simeão Levi e Judá (Gênesis 29:31-35).
Raquel não havia tido filhos, então deu sua serva Bilá à Jacó. Bilá teve dois filhos Dã e Naftali (Gênesis 30:1-8). Vendo que não estava mais concebendo, Léia deu sua serva Zilpa à Jacó como esposa. Ela concebeu mais dois filhos a quem Léia chamou de Gade e Aser (Gênesis 30:9-13).
Porém Léia ainda queria ter mais filhos. Então um dia, ela elaborou um plano quando viu que seu filho mais velho havia achado algumas mandrágoras no campo. Ela trocou as mandrágoras (acreditava-se que estimulava a concepção) pelos serviços de Jacó (Gênesis 30:14-15). Léia então concebeu os filhos de número cinco e seis, Issacar e Zebulom, que logo seguiu ao numero sete, uma filha chamada Diná (Gênesis 30:14-21).
Por fim, Raquel concebeu seu primeiro filho, José (Gênesis 30:22-24).

JACÓ COMO NAÇÃO DE ISRAEL
Deus prometeu aos três principais patriarcas – Abraão, Isaque e Jacó – que ele faria de suas descendências uma grande nação e que daria a eles a terra de Canaã para que morassem. Porém foi pelo nome dado por Deus a Jacó, “Israel” que essa nação é conhecida.
Além disso, até o nome “Jacó” tem significado vasto na bíblia. Os escritores bíblicos usaram o nome “Jacó” como sendo a nação, por volta de uma centena de vezes (Salmos 59:13). O nome “Jacó”, é constantemente achado em paralelo com “Israel” (Números 23:7). Mais especificamente, “Jacó” é usado como o reino do norte de Israel (Amós 7:5). Em Isaias 41:21 o título “Rei de Jacó” se refere ao próprio Deus.
A maneira que o nome de Jacó foi usado, reflete a importância que ele ocupa na história da nação como o pai das doze tribos.

Pr.Raul
Pr.Raul
Pastor do Ministério Nascido de Novo e coordenador do Seminário Teológico Nascido de Novo, Youtuber e marido da Irmã Vanessa Ângelo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *