INTRODUÇÃO À EXEGESE por onde começar?

O QUE AS PESSOAS VEEM EM NÓS?
01/12/2020
Devo fazer um curso de teologia?
02/12/2020

Essa é uma pergunta que os alunos novatos fazem aqui no curso de bacharel em teologia, pois no momento de iniciar esta etapa do trabalho para tirar uma nota satisfatória surgem muitas dúvidas com muito mais frequência do que em outras matérias, pois a grande maioria nunca trabalhou com um princípio exegético sistematizando as ideias e colocando no papel e os leigos interessados no assunto se deparam no mesmo problema e no caso de você ser a segunda opção te convido a ser nosso aluno fazendo o curso neste link https://go.hotmart.com/W41353381O?dp=1.
Este parágrafo focarei o que você tem que ter em mente e é mais simples do que se pensa, todo trabalho tem que possuir início meio e fim, sim é simples e óbvio porém é no trabalho da escrita que vem exigindo do aluno dissertar sobre um assunto e ocasionalmente ocorre o risco de se desviar do assunto proposto, jogando parágrafos sem coesão para com o todo, imaginem a seguinte situação você começa falando de profecia e termina falando de dizimo isso demonstra que seu trabalho não tem coesão textual e nem temática vamos aos três passos cruciais:
1 Início, essa parte é simples você tem que ter uma pressuposição vou usar minhas palavras: -você tem que ter um problema a ser resolvido!! Na exegese normalmente você vai partir de um texto bíblico (na teologia Sistemática você vai partir de uma doutrina), no trabalho de exegese aqui do curso trabalhamos com a carta de Tiago e isto facilita a vida pois você escolhe uma perícope e trabalha em cima dela e disso você tira seu problema ou pressuposição, em resumo ela irá nortear sua conclusão e de como seu trabalho será desenvolvido.
Por exemplo Tiago 2:26 a fé sem obras é morta, como entender a graça diante deste texto? Percebeu o problema? Você tem um texto base e um problema a ser resolvido.
Outro texto de Tiago 2:10 Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos. Quais são as consequências deste texto no novo testamento? Qual seria o seu real significado? Veja outro problema a ser resolvido buscado analisado espero que esta parte tenha ficado claro ao propor um início para sua exegese.
2 O meio do trabalho é a maior parte pois aqui você buscará informações para sanar o seu problema então buscará comentários bíblicos, artigos, a tradução da perícope escolhida, citará as referências, verá como a patrística entendeu, como os reformadores entenderam, como os teólogos de hoje entendem, aqui você não dá sua opinião mas você embasa as diversas interpretações da perícope , é a parte mais simples porém mais trabalhosa da exegese.
3 Conclusão aqui é onde você tem um pouco mais de liberdade de expor sua opinião diante do que foi juntado no meio do trabalho e aqui você tenta responder o seu problema do início, ou pelo menos tenta mostrar o caminho mais viável ao tema proposto, se é que existe uma solução clara e finaliza sem dó nem piedade , realmente não precisa ficar de frescura escrevendo longos porquês da sua conclusão isso você faz no meio do trabalho, a conclusão é onde você amarra tudo aquilo buscado usando lógica e se atendo ao tema proposto problema e fim de papo.
Concluindo é mais simples do que se pensa para os veteranos de guerra essa é a base de busca no momento de estruturar seus trabalhos, porém existe muito mais a ser dito em detalhes dentro do meio do trabalho mas isso fica para outro momento o que eu quis mostrar aqui foi só a estrutura óssea ou desenho para que você possa colorir uma base em que possa se debruçar de maneira prática, e não achar que a exegese só é para outros ou que é um trabalho impossível, deixo aqui duas referências básicas para quem quer se aventurar o clássico ‘Entende o que lês “de Gordon Fee e “Introdução a exegese” de Michael Gormam, o primeiro vai te ensinar a compreender bem as estruturas de um livro e de uma perícope e o segundo vai te dar bases teóricas de como estruturar bem sua exegese. Findo por aqui e te aguardo na matéria de exegese.
Adolfo Euclair 01/12/2020

Adolfo Euclair
Adolfo Euclair
bacharel em teologia Unifil 2017 História licenciatura Unicesumar 2021 Pós graduação em história Faculeste 2021 Professor de Grego, Exegese, Critica Textual, Hermenêutica no seminário Nascido de Novo atualmente

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *