O cristão deve sempre estar com sua armadura espiritual. Efésios 6:10,11 diz: “No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.”
O cristão que enverga sua armadura e se engaja na luta espiritual é perseguido. O diabo fará tudo o que estiver ao seu alcance para impedir que o cristão venha a tomar conhecimento da autoridade que tem sobre ele, o diabo. Abrirá luta contra você sobre essa questão mais do que qualquer outra. Então, depois de você ter tomado conhecimento desta autoridade, ele se oporá a você e tentará roubá-la de você. Haverá provações. Alguns fracassarão. O diabo quer que você a deixe escapar de suas mãos e diga que a autoridade do crente não será eficaz para você.
Certa vez, um homem veio falar comigo numa reunião em que eu estava pregando sobre esse assunto, e disse que a autoridade do crente não dava resultado com ele. Disse-lhe que se isso fosse verdade, Deus era um mentiroso. (Este homem estava, em essência, chamando Deus de mentiroso.)
Prefiro morrer a dizer que a Palavra de Deus não é eficaz. Se ela não tem efeito é porque eu não a opero eficazmente. Podemos falhar, mas a Palavra de Deus nunca falha. Creio que Sua Palavra é verdadeira.
O inimigo resistirá a qualquer interferência sua em seu território, porque ele está exercendo autoridade sobre os poderes do ar, e quer continuar assim. Quando você interferir em seu domínio ao exercer sua autoridade espiritual, ele concentrará toda a sua força contra você, numa batalha intensa e implacável.
Se você for bem sucedido na resistência aos ataques de Satanás contra seu espírito, os próximos assaltos que ele fará virão contra sua mente, seu corpo, sua família ou as circunstâncias da vida. Talvez seja melhor que você se prepare para estes ataques, porque eles virão. Em outras palavras, sua posição espiritual privilegiada é ameaçadora.
Nenhuma outra verdade enfrenta tanta oposição quanto a autoridade do crente. Tenho encontrado pessoas boas a quem o diabo tem tentado – de toda maneira – aniquilar. Ou essas verdades lhes foram ensinadas ou eles as tem ensinado a outros. Esforçaram-se para agir de acordo com elas. Muitas vezes foram destruídos no corpo porque não podiam ser atingidos no espírito.
COMO PERMANECER IMBATÍVEL
Entretanto, se tivessem tirado proveito da armadura espiritual que lhes foi dada, o inimigo não poderia tê-los derrotado. Não creio que coisa alguma que venha da parte do inimigo tenha poder para derrotar qualquer um dentre nós, membros do Corpo de Cristo.
O crente deve estar continuamente vestido com sua armadura. O Espírito Santo orou através de Paulo para que os olhos das pessoas fossem abertos no sentido de que tomassem conhecimento dessa provisão que foi feita para sua própria segurança. A armadura espiritual é descrita em linhas gerais em Efésios 6:
EFÉSIOS 6:10-17
10. No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor
e na força do seu poder.
11. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.
12. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas sim contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
13. Portanto tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mal, e, havendo feito tudo, ficar firmes.
14. Estai pois firmes, tendo cingido os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça;
15. e calçado os pés na preparação do evangelho da paz;
16. tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.
17. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.
As diferentes partes desta armadura simbolizam as diversas atitudes espirituais que o crente deve manter. Usando esta armadura, o crente está protegido e desimpedido em seu ministério de autoridade. Toda a sua preocupação deve ser a de manter a sua armadura brilhando e bem firme. Agora, observemos mais de perto esta armadura:
Em primeiro lugar, como John A. MacMillan ensinou, há um cinturão da verdade que representa uma compreensão clara da Palavra de Deus. Como o cinto de um soldado, esta mantém o resto da armadura em seu lugar.
Segundo, a couraça da justiça. Isto tem dupla aplicação: Jesus é nossa Justiça, e nós O colocamos à nossa frente. Também mostra nossa obediência à Palavra de Deus.
Terceiro, nossos pés estão calçados com a preparação do Evangelho da paz. Esta é uma atuação fiel na proclamação da Palavra de Deus.
Quarto, o escudo da fé. Um escudo é uma cobertura para o corpo inteiro. Representa nossa total segurança sob o sangue de Cristo, onde nenhum poder do inimigo pode penetrar.
Quinto, o capacete da salvação, mencionado em I Tessalonicenses 5:8 como a esperança da salvação. A esperança da salvação é o único capacete capaz de proteger a cabeça nestes dias de desvirtuamento da verdade.
Sexto, a espada do Espírito que é a Palavra de Deus. Isto mostra que a Palavra de Deus deve ser usada ofensivamente. As outras armas são especialmente defensivas, mas a espada – a Palavra de Deus – é uma arma ativa.
Efésios 6:18 diz: “Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos.” Você pode ver porque a batalha da oração muitas vezes não surte efeito? Porque não estamos com a armadura. Estamos preparados para a batalha da oração, quando estamos usando a armadura. Quando oramos no Espírito, alcançamos nosso objetivo.