Em Lucas 10:19, Jesus diz: ‘Eis que vos dei AUTORIDADE para pisardes serpentes e escorpiões, e sobre todo o PODER do inimigo, e nada absolutamente vos causará dano”.
Quando menciona “serpentes e escorpiões,” Jesus está falando do poder do diabo — demônios, espíritos malignos e todas as suas hostes. Precisamos tomar consciência de que temos autoridade sobre eles!
Será que a Igreja do Senhor Jesus Cristo tem menos autoridade hoje do que tinha no primeiro século? Não seria absurdo o só pensar nisto?
O valor da nossa autoridade repousa no poder que existe por trás dessa autoridade. O próprio Deus é o poder por trás de nossa autoridade! O diabo e suas forças se acham na obrigação de reconhecerem nossa autoridade!
O crente que compreende de forma plena que o poder de Deus é a seu favor pode exercitar sua autoridade e enfrentar o inimigo destemidamente.
O que é autoridade?
Autoridade é poder delegada
Os policiais que comandam o tráfego nas horas de maior movimento apenas erguem o braço e os carros param. Estes homens não têm o poder físico para parar os veículos, se os motoristas decidirem não obedecer. Mas, não é de sua própria força que eles se utilizam para parar o tráfego; eles são fortes na autoridade que lhes é concedida pelo governo a que servem. As pessoas reconhecem essa autoridade e param seus carros. Bendito seja o Senhor, há uma autoridade que nos é delegada pelo Senhor Jesus Cristo!
Paulo disse aos crentes para serem fortes no Senhor, e na força do seu poder (Efésios 6:19). Isso significa que você pode se postar frente ao inimigo, estender sua mão e dizer-lhe que não se aproxime. Use sua autoridade!
Certa vez na Inglaterra Smith Wigglesworth estava em pé numa esquina esperando por um ônibus. Uma mulher saiu de um edifício e um cachorrinho veio correndo atrás dela. Ela disse: “Querido, você vai ter que voltar!” O cachorro não lhe deu a menor importância. Só abanou o rabinho e se enroscou nela carinhosamente. Ela disse: “Querido, você não pode ir agora!” O cachorrinho abanou o rabo e se enroscou nela novamente.
Nesse momento o ônibus chegou. A mulher então bateu o pé no chão e gritou: “Para casa!” O cachorro, colocando o rabo entre as pernas, obedeceu de pronto.
Wigglesworth disse que gritou sem mesmo pensar: “É assim que temos que fazer com o diabo!”
RUGINDO COMO UM LEÃO
Em 1942, enquanto pastoreava no Texas, fui testado no meu corpo. Não disse nada a ninguém a não ser ao Senhor. Orei, cri que ele me curaria, e mantive a minha posição, fazendo pé firme.
Durante a noite eu despertava com sintomas assustadores de problemas cardíacos e então me levantava e orava. Lutei contra isso por mais ou menos seis semanas.
Uma noite tive grande dificuldade para dormir. Finalmente, depois de orar, caí no sono e sonhei. Estou satisfeito por Deus ter-me falado somente quatro vezes através de sonhos em toda a minha vida, mas aquele sonho não foi coincidência. Foi da parte do Senhor. Quando acordei soube imediatamente o que significava. (Aliás se você não sabe o significado de um sonho imediatamente, esqueça-o.)
Neste sonho parecia que eu e um outro pastor estávamos andando num lugar semelhante a um campo de futebol, onde havia arquibancadas dos dois lados. Estávamos andando e conversando, quando meu companheiro deu um pulo e exclamou: “Veja!”
Virei-me e vi dois leões ferozes rugindo. O homem e eu começamos a correr. Então parei e disse-lhe que estávamos longe demais das arquibancadas para lá chegarmos em segurança. Não poderíamos escapar daqueles leões. Parei então quase sem fôlego, virei-me, e fui ao encontro dos leões. Eles vieram em minha direção rugindo com suas presas à mostra.
Eu, tremendo, disse a eles: “Resisto a vocês no Nome de Jesus. No Nome de Jesus vocês não podem me ferir!” E ali fiquei firme. Eles correram em minha direção, mas como se fossem gatinhos, fungando em volta de meus calcanhares, e por fim saíram fazendo travessuras, ignorando a minha presença.
Neste momento despertei. Sabia exatamente o que Deus estava me dizendo. Veio-me a Escritura em I Pedro 5: “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé…” (Vs. 8 e 9).
A batalha física em que estava envolvido terminara ali. Instantaneamente os sintomas desapareceram e eu estava completamente bem. Fiquei firme. Não me rendi. Tinha vencido.
Efésios 6:10 diz: “Finalmente, irmãos, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder”. Muitas pessoas lêem esse verso e pensam que o Senhor está lhes dizendo para serem fortes por si mesmas. Mas a Escritura não diz uma palavra sequer a respeito de ser forte por si mesmo. Diz para ser forte no Senhor.
“Não sei se posso ou não conseguir isso”, dizem.
Certamente você pode. Não hesite. Seja forte no Senhor. Seja forte na força do Seu poder, não na sua própria força ou poder.
Primeira João 4:4 diz: “Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo”.
“Aquele que está no mundo” é Satanás, o deus deste mundo e a cabeça dos principados, poderes e dominadores das trevas deste mundo
Mas o poder que está em você é maior do que o poder que está no mundo, porque o poder que sustenta nossa autoridade é maior do que aquele que sustenta a dos nossos inimigos.
PROFECIA
O Espírito Santo diz: “O poder sobre a terra investido no Nome de Jesus Cristo e obtido por Ele através de Sua vitória sobre o inimigo pertence à Igreja. Portanto, exercite essa autoridade, pois ela lhe pertence aqui na terra, e assim, em vida, você reinará por Cristo Jesus”.