PODER PRA QUE? – LITTLEDROPS
14/01/2021
PODER PRA QUE? – NASCIDOPOD
15/01/2021

Atos 10.3-4 – A Visão

3 Certo dia, por volta das três horas da tarde, ele teve uma visão. Viu claramente um anjo de Deus que se aproximava dele e dizia: “Cornélio!” 4 Atemorizado, Cornélio olhou para ele e perguntou: “Que é, Senhor?” O anjo respondeu: “Suas orações e esmolas subiram como oferta memorial diante de Deus. At 10.3-4

A Aparição

3 Certo dia, por volta das três horas da tarde, ele teve uma visão. Viu claramente um anjo de Deus que se aproximava dele e dizia: “Cornélio!” Atos 10.3

Vemos um paralelo nas visões de Ananias e Paulo em Damasco ( Atos 9.11-16 e Atos 9.12 respectivamente) com as de Cornélio e Pedro em Cesareia e Jope (Versos Atos 10.3 e Atos 10.10-16 ).
Para os judeus, a hora costumeira de oração era às três da tarde (veja Atos 3.1 ).
Quando os apóstolos foram libertados de sua prisão em Jerusalém, um anjo do Senhor abriu-lhes as portas ( Atos 5.19 ).
De igual modo, Pedro foi solto do cárcere por um anjo do Senhor (Atos 12.7-10 ). Mas o anjo que veio até Cornélio apareceu numa visão (veja também Atos 8.26 ).
Presume-se que já haviam contado a Cornélio a respeito da existência e tarefa dos anjos.
Para o centurião, no entanto, a aparição de um anjo que o chamava pelo nome foi uma experiência singular.
Mesmo que o oficial não tivesse familiaridade com visitas angelicais, ele não se deixara enganar pelos sentidos.
Ele estava no pleno controle de suas faculdades mentais. O anjo o chamou e disse: “Cornélio”.

4 Atemorizado, Cornélio olhou para ele e perguntou: “Que é, Senhor?” O anjo respondeu: “Suas orações e esmolas subiram como oferta memorial diante de Deus. Atos 10.4

Dois mundos se unem no encontro do anjo e Cornélio: o mundo sem pecado dentro do qual o anjo se move e o mundo pecaminoso ao qual Cornélio pertence.
Tão logo vê o anjo, ele percebe a presença divina de Deus representada por um de seus mensageiros.
Não é de admirar, então, que Cornélio fique com medo quando olha atentamente para o anjo.
Zacarias e Maria, a quem o anjo Gabriel apareceu no templo de Jerusalém e em Nazaré, respectivamente, também ficaram grandemente perturbados.
Por causa disso, o anjo teve de dizer-lhes que não ficassem com medo (Lc 1.13,30).
Da mesma maneira, Cornélio não tinha nada que temer.
Ele pergunta: “O que é, Senhor?”
Note a similaridade entre Paulo e Cornélio: Jesus chamou Paulo pelo nome no caminho de Damasco, e o anjo se dirigiu a Cornélio pelo nome em Cesareia; Paulo respondeu a Jesus com a palavra Senhor ( Atos 9.5 ), e Cornélio usou a mesma palavra para o anjo.
O oficial sabe que está defronte de um santo anjo e, portanto, sua resposta é mais do que um tratamento cortês.
O anjo continua: “Suas orações e ofertas generosas aos pobres subiram e são lembradas perante Deus”.
A mensagem do anjo tranquiliza esse centurião romano de que suas orações ao Deus de Israel não são feitas em vão.
Deus aceita o amor que Cornélio lhe demonstra por meio de suas ofertas generosas aos pobres.
Por conseguinte, o anjo diz a Cornélio que Deus se lembrou de suas orações e generosidade.
Para o judeu, a lembrança significava que ele podia apelar a Deus em oração, porque tinha a certeza de poder contar com ele para receber ajuda.
Já que Cornélio era um temente a Deus e não um convertido judeu, estava impedido de apresentar ofertas a ele no templo de Jerusalém.
Mas suas orações e seus atos de generosidade para com os seus semelhantes haviam sido aceitos por Deus.
Aqui vemos o exemplo da humildade.
Um homem de posição, com uma centena de soldados treinados a seu serviço, temeu um, ele sabia que ali existia um enviado do Senhor.
Aqui vemos o exemplo da humildade.

########################################
► Siga-me ◄
✩ Instagram: https://www.instagram.com/nascidodenovooficial/
✩ Facebook: https://www.facebook.com/nascidodenovo.org
✩ Facebook Pr. Raul: https://www.facebook.com/prraulbolota
✩ Twitter: https://twitter.com/nascidodenovo
✩ Site: http://www.nascidodenovo.org ✩ Pinterest: https://br.pinterest.com/nascidodenovo/
✩ Periscope: @nascidodenovo
✩ Cursos do Nascido de Novo: https://nascidodenovo.org/v4/cursos-nascido-de-novo/

######################################
Quer enviar algo para nós? Mande para nossa Caixa Postal:
Caixa Postal 73 - Araraquara - SP - CEP14801-970
Todos os presentes serão mostrados em nossos vídeos de Recebidos e mostrados em nossas redes sociais!
Se não quiser que apareça só mandar uma cartinha junto pedindo sigilo.
Nosso e-mail: contato@nascidodenovo.org

######################################
CONTRIBUA COM O NASCIDODENOVO.ORG:
https://nascidodenovo.org/v4/mantenedores/

Pr.Raul
Pr.Raul
Pastor do Ministério Nascido de Novo e coordenador do Seminário Teológico Nascido de Novo, Youtuber e marido da Irmã Vanessa Ângelo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *