As Quatro Dimensões do Genuíno Amor ( Parte XIX )

Palavra da Semana – Qual Nossa Postura?
24/08/2014
Catolicismo – A Diferença que Faz Diferença
24/08/2014

Paulo, escrevendo aos efésios, define o amor em quatro dimensões: “Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor, poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.” (Ef 3:17-19)

Estas quatro dimensões do amor: largura, comprimento, altura e profundidade, podem ser compreendidas em I Co 13:7, quando Paulo se referindo à suprema excelência do amor diz: Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta”. Este amor nunca falha. Portanto, resumindo, vamos agora apontar as quatro dimensões da sensualidade em contraste com o verdadeiro amor que expressa toda plenitude de Deus:

1. O verdadeiro amor tudo sofre. Opostamente, a sensualidade não suporta as falhas da outra pessoa nem os problemas do relacionamento.

2. O verdadeiro amor tudo crê. Opostamente, a sensualidade não crê nas promessas de Deus e desconfia cronicamente da sinceridade da outra pessoa, pois enxerga a sua própria infidelidade nos outros.

3. O verdadeiro amor tudo espera. Opostamente, a sensualidade é impaciente e interesseira. Não espera as provisões de Deus para o relacionamento, pois vive castigado por um estado vicioso de ansiedades e preocupações egoístas.

4. O verdadeiro amor tudo suporta. Opostamente, a sensualidade não persevera, pois é contra a vontade de Deus. O amor sensual sempre falha, produzindo o abandono irresponsável. É volátil, pois não é amparado pelo compromisso, sendo substituído por profundas feridas e traumas.

Pr.Raul
Pr.Raul
Pastor do Ministério Nascido de Novo e coordenador do Seminário Teológico Nascido de Novo, Youtuber e marido da Irmã Vanessa Ângelo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *