ARMINIANISMO X CALVINISMO – A GRAÇA PODE SER OBSTRUÍDA – Tulip

Uma agenda estabelecida no céu – Paulo – O Líder Cristão
23/05/2016
Uma despedida regada de emoções – Paulo – O Líder Cristão
24/05/2016

ARMINIANISMO X CALVINISMO – A GRAÇA PODE SER OBSTRUÍDA – Tulip

Os Arminianos afirmam que a vontade de Deus é que todos os homens sejam salvos, porém essa vontade de Deus pode ser obstruída ou resistida pelo homem, visto que ele tem a faculdade de se autodeterminar (= de opor-se à vontade de Deus!). Uma vez que Deus ama a todos os homens, indiscriminadamente, ele convida a todos os ho­mens por meio de seu Santo Espírito, procurando guiá-los à fé em Cristo. A chamada do evangelho é acompanhada pela graça suficiente e universal, porém essa graça não é irresistível, porque pode ser obstruída ou resistida pela livre vontade do homem.

Jo 1.12: Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; a saber, aos que crêcm em seu nome.

Jo 3.36: Por isso quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus.

Jo 3.18-21: Quem crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. O julgamento é este: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque suas obras eram más. Pois todo aquele que pratica o mal, aborrece a luz e não se chega para a luz, a fim de não serem argüidas suas obras. Quem pratica a verdade aproxima-se da luz a fim de que suas obras sejam manifestas, porque feitas em Deus.

Jo 5.40: Contudo não quereis vir a mim para terdes vida.

Jo 8.45: Mas, porque digo a verdade, não me credes.

QUEM É IRRESISTÍVEL E POR QUÊ?

Uma das mais estranhas idéias que prevalecem entre as pessoas preocupadas com missões é a de que os perdidos estão ansiosos por ouvir o evangelho e famintos em relação às coisas de Deus! Qualquer pessoa que acha que toda gente está ansiosa para crer em Cristo precisa ser informada do fato de que o Jesus a quem se refere e a palavra de que está partilhando não são de Deus. Cristo é muito claro em seu ensino, quando diz que o mundo o odeia, odeia sua palavra e sua mensagem. (Veja-se Jo 15.15-27.)

“Irresistibilidade” é a razão pela qual o mundo odeia a Deus e a seus eleitos. Satanás é o deus de todos os espíritos mortos, quer sejam humanos ou angélicos. Do mesmo modo que a mente dos homens obscenos procura a companhia de outros que cultivam pensamentos vis, e os que de mente pura se deleitam na companhia de pessoas que têm os mesmos sentimentos, assim os espíritos humanos mortos (em pecado) são irresistivelmente atraídos para o líder dos espiritu­almente mortos, isto é, para Satanás. (Esta é a razão pela qual as pessoas não regeneradas jamais querem, livremente, voltar-se para Deus!) O espírito humano morto é repelido pelo Deus dos espíritos vivos, quer sejam angélicos, quer sejam humanos.

Contudo, pela mesma razão, todos os espíritos vivos (de pessoas regeneradas) têm ao Deus dos vivos como irresistível, pois esses espíritos vivifreados são atraídos para o Deus dos vivos, confiando nele e amando-o, como antes eram atraídos a Satanás, confiando na mentira e aman­do a mentira, antes que o verdadeiro Deus os regenerasse por sua livre vontade. Os regenerados são os que não nasceram da carne, nem do sangue, nem da vontade do homem, mas de Deus (Jo 1.13). Quem determina a concepção e o nascimento do novo homem? É o Pai!

 

Pr.Raul
Pr.Raul
Pastor do Ministério Nascido de Novo e coordenador do Seminário Teológico Nascido de Novo, Youtuber e marido da Irmã Vanessa Ângelo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *