A teologia como o estudo da doutrina.

Katharina Schütz Zell
06/12/2018
Nova Ministra da Família e Seu Compromisso.
07/12/2018

A teologia como o estudo da doutrina.

Para alguns leitores, a palavra doutrina pode se mostrar um tanto ameaçadora.

Ela evoca visões de crenças muito técnicas, difíceis e abstratas, talvez apresentadas de forma dogmática. Doutrina, entretanto, não é isso.

A doutrina cristã é apenas a declaração das crenças mais fundamentais do cristão: crenças sobre a natureza de Deus; sobre sua ação; sobre nós, que somos suas criaturas; e sobre o que Deus fez para nos trazer à comunhão com ele. Longe de serem áridas ou abstratas, são a espécie mais importante de verdades.

São declarações sobre as questões fundamentais da vida, ou seja: quem sou eu? qual é o sentido último do universo? para onde vou? A doutrina cristã, portanto, constitui-se das respostas que o cristão dá àquelas perguntas que todos os seres humanos fazem.

A doutrina lida com verdades gerais ou atemporais sobre Deus e sobre o restante da realidade. Não é apenas um estudo de eventos históricos específicos, tais como o que Deus fez, mas da própria natureza do Deus que atua na história.

O estudo da doutrina é conhecido como teologia. Literalmente, teologia é o estudo de Deus.

É o estudo, a análise e a declaração cuidadosa e sistemática da doutrina cristã. Algumas de suas características irão nos ajudar a entender a natureza do labor teológico:

1. A teologia é bíblica. Ela toma seu conteúdo principal das Escrituras do Antigo e do Novo Testamento. Embora seja possível obter informações a partir do estudo da criação de Deus ou do que às vezes é referido como o livro da obra de Deus, é primeiramente a Palavra de Deus que constitui o conteúdo da teologia.

Longe de ser árida ou abstrata, a doutrina cristã lida com as questões mais fundamentais da vida: quem sou eu? qual é o sentido último do universo? para onde vou?

2.    A teologia é sistemática. Ela não examina cada livro da Bíblia separadamente, mas procura juntar em um todo coerente o que toda a Escritura afirma sobre dado tópico, tal como o pecado do homem.

3.    A teologia é elaborada no contexto da cultura humana. A teologia, especialmente em seu sentido mais avançado e técnico, deve relacionar os ensinos das Escrituras com os dados encontrados em outras disciplinas que lidam com o mesmo assunto em questão.

4.    A teologia é contemporânea. O alvo do labor teológico é reconceituar verdades bíblicas atemporais de forma que sejam compreensíveis às pessoas que vivem hoje.

5.    A teologia é prática. Paulo não expôs a doutrina apenas para informar seus leitores, de modo que tivessem mais dados. Antes, ele pretendia que a doutrina exposta fosse aplicada na vida cotidiana.

A doutrina da segunda vinda de Cristo pode, é claro, tornar-se objeto de especulação —pessoas tentando determinar quando isso vai acontecer em relação a outros eventos. Paulo, entretanto, em ITessalonicenses 4.16-18 insta seus leitores a consolar uns aos outros com essa verdade.

O fato de que o Senhor voltará e ressuscitará todos os que creram nele é uma fonte de paz e encorajamento num mundo em que tantas coisas valiosas parecem estar sendo destruídas.

########################################
► Siga-me ◄
✩ Instagram: https://www.instagram.com/nascidodenovooficial/
✩ Facebook: https://www.facebook.com/nascidodenovo.org
✩ Facebook Pr. Raul: https://www.facebook.com/prraulbolota
✩ Twitter: https://twitter.com/nascidodenovo
✩ Site: http://www.nascidodenovo.org ✩ Pinterest: https://br.pinterest.com/nascidodenovo/
✩ Periscope: @nascidodenovo
✩ Cursos do Nascido de Novo: https://nascidodenovo.org/v4/cursos-nascido-de-novo/

######################################
Quer enviar algo para nós? Mande para nossa Caixa Postal:
Caixa Postal 73 - Araraquara - SP - CEP14801-970
Todos os presentes serão mostrados em nossos vídeos de Recebidos e mostrados em nossas redes sociais!
Se não quiser que apareça só mandar uma cartinha junto pedindo sigilo.
Nosso e-mail: contato@nascidodenovo.org

######################################
CONTRIBUA COM O NASCIDODENOVO.ORG:
https://nascidodenovo.org/v4/mantenedores/

Pr.Raul
Pr.Raul
Pastor do Ministério Nascido de Novo e coordenador do Seminário Teológico Nascido de Novo, Youtuber e marido da Irmã Vanessa Ângelo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *