A necessidade do estudo da doutrina

Natal da Disney com Chris Pratt
08/12/2018
Príncipe Charles: “Fé dos cristãos no Oriente Médio é Inspiradora”
10/12/2018

A necessidade do estudo da doutrina

Há, de fato, uma necessidade de estudar doutrina?

Não basta que eu simplesmente ame a Jesus? Para algumas pessoas, a doutrina não só é desnecessária, como também indesejável, podendo ser facciosa. Há, no entanto, algumas razões pelas quais tal estudo não é opcional:

1.    Crenças doutrinárias corretas são essenciais no relacionamento entre o cristão e Deus. Assim, por exemplo, o autor de Hebreus disse: “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam” (Hb 11.6).

Também importante para um relacionamento adequado com Deus é a crença na humanidade de Jesus; João escreveu: “Nisto reconheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus” (ljo 4.2).

Paulo destacou a importância da crença na ressurreição de Cristo: “Se você confessar com a boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo.

Pois com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação” (Rm 10.9,10, NIV).

2.    A doutrina é importante por causa da ligação entre a verdade e a experiência. Nossa época atribui altíssimo valor à experiência imediata.

Assim, muitos utilizam drogas por causa da excitação ou do estímulo que elas oferecem. As fantasias proporcionam experiências gratificantes para alguns. Mas a longo prazo nossa experiência é afetada pela realidade, aliás, depende dela.

Uma pessoas que caia do último andar de um prédio alto pode gritar enquanto passa pelas janelas, durante a queda: “Estou conseguindo”; mas, por fim, os fatos alcançarão sua experiência.

O simples sentimento agradável em relação a Jesus não pode ser divorciado da necessidade de saber se ele é genuinamente o Filho de Deus. A esperança quanto ao futuro depende de saber se ele ressuscitou e se nós vamos ressuscitar algum dia.

3.    A compreensão correta da doutrina é importante porque hoje há muitos sistemas de pensamento religiosos e seculares que disputam nossa devoção.

O marxismo, a base do comunismo, exigiu por longo tempo a fidelidade de muitos. Abundam filosofias e psicologias populares de auto-ajuda. Entre as opções religiosas há grande número de seitas e cultos, além de enorme variedade de denominações cristãs.

E religiões alternativas são encontradas não só em outros países, mas também possuem número significante de adeptos nos Estados Unidos.

Não se trata, portanto, de uma questão simples de saber se alguém deve crer, mas em que deve crer.

Diz-se que a maneira de lidar com as várias alternativas é fazer uma refutação minuciosa e uma exposição sistemática de suas falhas.

Uma abordagem positiva em que se ensinam os pontos de vista do cristianismo parece, no entanto, preferível. Essa abordagem fornece uma base para avaliação das posições alternativas. Pense, como uma analogia, que, no treinamento de agentes para reconhecer dinheiro falso, o Departamento de Tesouro dos Estados Unidos não usa inúmeras notas falsificadas, mas, sim, os expõe continuamente ao dinheiro americano genuíno, até que conheçam seu tato e aparência.

No final, eles são capazes de detectar uma imitação, não meramente pela presença de elementos estranhos, mas também pela falta de elementos corretos ou alguma variação neles.

########################################
► Siga-me ◄
✩ Instagram: https://www.instagram.com/nascidodenovooficial/
✩ Facebook: https://www.facebook.com/nascidodenovo.org
✩ Facebook Pr. Raul: https://www.facebook.com/prraulbolota
✩ Twitter: https://twitter.com/nascidodenovo
✩ Site: http://www.nascidodenovo.org ✩ Pinterest: https://br.pinterest.com/nascidodenovo/
✩ Periscope: @nascidodenovo
✩ Cursos do Nascido de Novo: https://nascidodenovo.org/v4/cursos-nascido-de-novo/

######################################
Quer enviar algo para nós? Mande para nossa Caixa Postal:
Caixa Postal 73 - Araraquara - SP - CEP14801-970
Todos os presentes serão mostrados em nossos vídeos de Recebidos e mostrados em nossas redes sociais!
Se não quiser que apareça só mandar uma cartinha junto pedindo sigilo.
Nosso e-mail: contato@nascidodenovo.org

######################################
CONTRIBUA COM O NASCIDODENOVO.ORG:
https://nascidodenovo.org/v4/mantenedores/

Pr.Raul
Pr.Raul
Pastor do Ministério Nascido de Novo e coordenador do Seminário Teológico Nascido de Novo, Youtuber e marido da Irmã Vanessa Ângelo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *