A Escrita do Antigo Testamento

DIABO NO CALVINISMO
29/08/2021
DIABO NO CALVINISMO – NASCIDOPOD
30/08/2021

Como a Bíblia foi escrita

Muito tem se falado sobre a questão da escrita do texto bíblico, tanto do Antigo quanto do Novo Testamento. Por isso, embasado em trabalhos já feitos anteriormente a respeito do assunto, vamos trazer algumas considerações.
Sabemos que o hebraico antigo faz parte do grupo de línguas semíticas, contendo assim uma similaridade muito grande com os idiomas ugaríticos, cananeu, fenício, aramaico, dentre outros. Em resumo, esse conjunto formam a família de línguas semíticas do noroeste daquela região. O hebraico bíblico deriva do judaico que era falado em Jerusalém, no sexto e sétimo século a.C. Foi exatamente essa língua que foi usada na elaboração dos primeiros escritos bíblicos do Antigo Testamento.
É importante ressaltar que, a nível de relacionamentos e transações comerciais, a língua usada na região de Israel e mesopotâmia era o aramaico. O hebraico era a língua fluente dos judeus, porém, a partir do exilio de Judá pela Babilônia, o aramaico acabou substituindo a língua do povo e o hebraico continuou sendo utilizado apenas nas celebrações religiosas, graças ao esforço dos escribas que mantiveram o estudo das escrituras.
Podemos ver essa influência do aramaico no próprio texto bíblico no Antigo Testamento, principalmente os livros mais novos (últimos escritos), como por exemplo, Jr 10.11; Dn 2.4 – 7.28; Ed 4.8 – 6.18; 7.12 – 26.

O material de escrita

Sobre essa questão, podemos ressaltar que vários materiais foram usados para a escrita do Antigo Testamento. Já em Êx 34.1, encontramos a seguinte informação:
Êx 34.1 “ENTÃO disse o SENHOR a Moisés: Lavra duas tábuas de pedra, como as primeiras; e eu escreverei nas tábuas as mesmas palavras que estavam nas primeiras tábuas, que tu quebraste ” (ACF).
O texto é claro em afirmar que a pedra foi utilizada por Moisés para que o Senhor ali escrevesse. A mesma técnica já era muito utilizada naquela região do Oriente Médio pelos reis, que registravam suas proezas em colunas, pardes ou tábuas de pedra. Mesmo que o cobre também tenha sido utilizado para escrita (o Rolo de Cobre 3Q15), o metal era pouco usado. A escrita na argila foi muito mais difundida na mesopotâmia, mas não temos nada relacionados ao texto do Antigo Testamento nesse material.
Porém, seria importante relatar aqui o que muitos eruditos pensam em relação à escrita dos textos bíblicos mais antigos. Entende-se que, antes do Antigo Testamento ser escrito em outros materiais, alguma coisa relacionado a ele deve ter sido relatado pelos povos antigos, em materiais como cacos de cerâmica ou óstracos. Consequentemente, esses escritos podem terem sido utilizados em alguns momentos pelo próprio Moisés na escrita do Pentateuco, por exemplo, como uma fonte escrita, além, é claro, da tradição escrita.
  • Papiro

Desde o terceiro século a.C. que o papiro já era utilizado em regiões como o Egito. O papiro é derivado de uma planta com o mesmo nome, um tipo de cana, muito encontrada às margens do Rio Nilo. Ao escrever, o escriba aproveitava os dois lados das folhas do papiro (Ez 2.10; Ap 5.1), como meio de aproveitar bem o material utilizado, já que não era tão fácil ou barato encontrar o papiro disponível.
  • Couro

A arqueologia tem descoberto rolos de couro, tanto em Elefantina (uma antiga colônia de membros de uma comunidade judaica, situada no Alto Egito, entre 495 e 399 a.C.) como em regiões da antiga Pérsia. Talvez o caso mais famoso de descoberta de um rolo de couro antigo usado para escrita seja o primeiro rolo de Isaias, que foi descoberto na caverna 1 de Qumran, que é datado do segundo século a.C.
  • Códices

Somente a partir do final do período helenístico foi que o códice começou a ser utilizado, ou, pelo menos a ser popularizado como forma de escrita. Muitas vezes se utilizava o pergaminho (também feito de couro, porém mais fino) ou o papiro e se escrevia dos dois lados, em seguida as páginas eram costuradas na lombar, tornando-o, assim, mais prático o seu manuseio do que os rolos. Foram os cristãos que popularizaram o uso do códice a partir do século 4 d.C., com a disseminação da bíblia em língua grega.
É claro que, dependendo de onde se escrevia, também mudava os instrumentos de escrita, por exemplo, para se escrever na pedra se utilizava uma espécie de formão (cinzel), já na argila era utilizado pedaços de cerâmicas ou outros instrumentos pontiagudos.
Para se escrever no couro, por exemplo, a tinta era utilizada, como podemos perceber no livro do profeta Jeremias:
Jr 36.18 E disse-lhes Baruque: Da sua boca ele me ditava todas estas palavras, e eu com tinta [as] escrevia no livro.
O cálamo também era um instrumento bem utilizado pelos escribas, que consistia em um pedaço de cana que era, periodicamente, apontado por uma espécie de canivete, o que dava um resultado muito satisfatório à grafia.
Jr 36.23 E sucedeu que, tendo Jeudi lido três ou quatro folhas, cortou-as com um canivete de escrivão, e lançou-as no fogo que [havia] no braseiro, até que todo o rolo se consumiu no fogo que [estava] sobre o braseiro.
 
A tinta que era usada no mundo antigo para se escrever papiros, pergaminhos ou códices era feita, muitas vezes de carvão misturada com goma arábica ou óleo vegetal. Já no terceiro século a.C., a tinta metálica foi desenvolvida, porém, não superou o uso da tinta vegetal.
Esse estudo se torna importante para a análise investigativa de um manuscrito. Através do material utilizado, como papiro, couro, pergaminho ou códice, ou até mesmo a tinta utilizada na escrita, pode-se chegar a conclusões do tipo, onde esse documento foi escrito ou se naquele documento foi utilizado apenas um ou mais tipos de tinta. Porém, o mais importante é perceber que, durante séculos ou até mesmo milênios Deus tem conservado o Seu texto inabalável.
Deus abençoe!!

 

Referências

ALMEIDA, João Ferreira A Bíblia Sagrada, edição Corrigida Fiel ao Texto Original, Sociedade Bíblica Trinitariana, São Paulo;

FISCHER, Alexander Achilles. O Texto do Antigo Testamento. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2013.

########################################
► Siga-me ◄
✩ Instagram: https://www.instagram.com/nascidodenovooficial/
✩ Facebook: https://www.facebook.com/nascidodenovo.org
✩ Facebook Pr. Raul: https://www.facebook.com/prraulbolota
✩ Twitter: https://twitter.com/nascidodenovo
✩ Site: http://www.nascidodenovo.org ✩ Pinterest: https://br.pinterest.com/nascidodenovo/
✩ Periscope: @nascidodenovo
✩ Cursos do Nascido de Novo: https://nascidodenovo.org/v4/cursos-nascido-de-novo/

######################################
Quer enviar algo para nós? Mande para nossa Caixa Postal:
Caixa Postal 73 - Araraquara - SP - CEP14801-970
Todos os presentes serão mostrados em nossos vídeos de Recebidos e mostrados em nossas redes sociais!
Se não quiser que apareça só mandar uma cartinha junto pedindo sigilo.
Nosso e-mail: contato@nascidodenovo.org

######################################
CONTRIBUA COM O NASCIDODENOVO.ORG:
https://nascidodenovo.org/v4/mantenedores/

Leydson Oliveira
Leydson Oliveira
Me chamo Leydson Oliveira. Sou formado em Pedagogia e pós-graduado em Gestão Escolar. Também tenho Bacharel em Teologia e atualmente sirvo na Igreja Batista da Adoração (IBA) na cidade de Mata Roma - MA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *