3 – ESPÉCIES DE FÉ – Estudo da Fé

3- A RESTITUIÇÃO DA HONRA – Os Milagres do Jordão
10/10/2015
4 – A FÉ E A ORAÇÃO – Estudo da Fé
11/10/2015

3 – ESPÉCIES DE FÉ – Estudo da Fé

Trataremos neste capítulo, de duas áreas amplas nas quais as pessoas agem através da FÉ ou dela usufruem.

Pela experiência (FÉ experimental), o homem comprova ensinamentos alheios (em laboratórios pessoais, ou escolares), bem como, dependendo de suas experiências, pode aprender coisas novas, aumentando assim, seus conhecimentos e, por isso, a sua FÉ.

Pela experiência, o homem sabe que:

• Dois mais dois são quatro.

• A vacina protege o organismo humano de uma grave enfermidade.

• Quem trabalha (salvo, raras exceções), recebe o seu salário na época estipulada.

• Quem toma um ônibus tem FÉ que o mesmo levará ao local esperado.

• Na área espiritual, aprendemos pela experiência que DEUS é bom e justo.

Quanto mais conhecimentos uma pessoa adquire, mais confiança vai tendo em si própria.

C. Fé Natural Realizadora. A FÉ natural realizadora, é um tipo de FÉ natural, da qual todas as pessoas normais possuem em maior ou menor intensidade.

Tanto as pessoas salvas por JESUS CRISTO, quanto as não salvas, possuem a FÉ realizadora. Porém as pessoas SALVAS POR JESUS CRISTO, têm tanto a FÉ realizadora natural, como poderão receber de DEUS, o DOM ESPIRITUAL DA FÉ REALIZADORA, 1aCor 12:9.

A Fé Natural realizadora na vida de uma pessoa não salva por Jesus Cristo. Uma pessoa não salva por JESUS CRISTO, está limitada a ter apenas a FÉ realizadora natural, ficando, portanto, suas realizações limitadas apenas aos aspectos naturais do ser humano, tais como:

• Estudar e formar-se em uma área específica.

• Aprender uma profissão.

• Construir uma habitação.

• Construir um edifício.

• Construir uma ponte.

• Descobrir, ou criar, uma vacina, ou um remédio para uma determinada enfermidade.

• Vencer uma competição esportiva.

• Dirigir um automóvel.

• Montar e comandar uma firma comercial.

Não esperemos portanto, nada além de realizações naturais, de uma pessoa não salva por JESUS CRISTO, visto que a mesma não pode, de forma alguma, ir além do que está capacitada.

D. Limitações da Fé Natural. A FÉ natural pode, infelizmente, levar uma pessoa a cometer erros, quer se trate de decisões única e exclusivamente pessoais, ou de decisões baseadas na FÉ em outras pessoas e ou em organizações, portanto, em vista desse problema, cada um de nós deve averiguar com muita atenção as decisões a serem tomadas e baseadas na FÉ natural.

3.2. Fé Cristã

Quando nos referimos à FÉ CRISTÃ, não nos referimos à FÉ humana natural e comum, da qual todo o ser humano normal é dotado.

A FÉ CRISTÃ, só é possível, por uma deferência toda especial de DEUS, em prol do ser humano, visto que, por si só, é impossível ao ser humano chegar a ter a FÉ CRISTÃ!

Assim sendo, para que um ser humano chegue a ter a FÉ CRISTÃ, há de recebê-la, como um DOM DE DEUS (um presente imerecido de DEUS), porém necessário e imprescindível, sem o qual, jamais alguém seria ou se tornaria CRISTÃO, Ef 2:8.

A FÉ CRISTÃ é exclusividade das pessoas crentes (salvas por Jesus Cristo) e pode ser verificada, também, em pelo menos três aspectos.

A. O Dom Divino da Fé Cristã Salvadora (espiritual). Como já vimos, a FÉ CRISTÃ, é imprescindível para que uma pessoa seja CRISTÃ e seja por isso, crente em JESUS CRISTO.

Por crente em JESUS CRISTO consideramos, apenas, aquela pessoa que crê em JESUS CRISTO como seu ÚNICO E SUFICIENTE SALVADOR, At 4:12; João|3:18, 6:37-40, 10:27-30.

A FÉ SALVADORA, é dada por DEUS (dom da FÉ SALVADORA) a toda a pessoa que, após haver sido EVANGELIZADA, dá lugar à PALAVRA DE DEUS, responde afirmativamente ao trabalho do ESPÍRITO SANTO em seu coração, João 16:7-11, e aceita a JESUS CRISTO, como seu ÚNICO E SUFICIENTE SALVADOR, João 6:37-40, 10:27-30; At 4:12.

O DOM DA FÉ SALVADORA, é igual para todos os SALVOS POR JESUS CRISTO, Ef|4:5.

Desta forma, uma pessoa salva por JESUS CRISTO, tem a mesma FÉ SALVADORA de todas as demais pessoas SALVAS em todos os tempos e em todos os lugares.

B. O Dom Divino da Fé Cristã Adquirida (espiritual). O DOM DE DEUS DA FÉ ADQUIRIDA (ESPIRITUAL) é a FÉ no conjunto de verdades BÍBLICO-DOUTRINÁRIAS, a qual, é alcançada através do estudo da BÍBLIA SAGRADA.

Este tipo de FÉ, também é um tipo de FÉ diferenciada, visto que, só é possível tê-la uma pessoa SALVA POR JESUS CRISTO, pois só a pessoa SALVA POR JESUS CRISTO tem a capacidade para entender e crer em tudo o que DEUS revela e ensina, visto que é filha de DEUS, João 1:12, e por isso mesmo, possuidora, portadora e ou habitada pelo ESPÍRITO SANTO, 1aCor 3:16, 6:19; 2aCor 6:16; Gál 3:26; Ef|1:13-14.

Esta FÉ, visto tratar-se das VERDADES REVELADAS por DEUS em sua PALAVRA são imutáveis, entretanto, há a necessidade de esforço pessoal, para adquiri-la, o que acontece pouco a pouco, através da leitura, estudo e meditação da PALAVRA DE DEUS, quer seja em grupo, com a IGREJA, ou até mesmo isolado dos demais irmãos.

Por isso, DEUS capacita a IGREJA DE JESUS CRISTO, com irmãos dotados com os mais variados DONS ESPIRITUAIS, os quais, são necessários para o crescimento espiritual, e para o aprimoramento no conhecimento das verdades BÍBLICO-DOUTRINÁRIAS imprescindíveis a todos os filhos de DEUS, Ef|4:1-16.

É bom saber que: Ainda que a FÉ adquirida possa ser diferenciada entre os vários crentes, ou seja, uns poderão conhecer mais do que outros, jamais poderá haver discrepância entre os vários irmãos, já que a FÉ a ser adquirida é imutável, porque foi dada de uma vez para sempre aos santos (crentes ou salvos), Jud 3.

Quanto mais conhecimentos BÍBLICO-DOUTRINÁRIOS um crente adquire, mais confiança vai tendo, para falar acerca das verdades imutáveis da PALAVRA DE DEUS.

C. O Dom da Fé Cristã Realizadora (espiritual). Além da FÉ CRISTÃ SALVADORA, e da FÉ CRISTÃ ADQUIRIDA, DEUS dota alguns irmãos com outro tipo de fé, a FÉ CRISTÃ REALIZADORA, 1aCor 12:9.

A FÉ CRISTÃ REALIZADORA (dom espiritual da FÉ REALIZADORA), difere da FÉ CRISTÃ SALVADORA, bem como da FÉ CRISTÃ ADQUIRIDA.

• A FÉ CRISTÃ REALIZADORA é um DOM ESPIRITUAL dado a algum crente, para realizar a obra de DEUS.

• A FÉ CRISTÃ SALVADORA é igual para todos os crentes.

• A FÉ CRISTÃ ADQUIRIDA é maior ou menor, dependendo do esforço pessoal, bem como da capacidade de cada crente, quanto ao estudo e assimilação da PALAVRA DE DEUS.

Romanos 12:3 nos fala em pensarmos com moderação conforme a medida da FÉ que DEUS repartiu a cada um.

Já a FÉ CRISTÃ REALIZADORA (dom espiritual da FÉ REALIZADORA) é a capacidade dada pelo ESPÍRITO SANTO, para que um crente realize a obra de DEUS.

Por isso, entre a FÉ CRISTÃ SALVADORA, a FÉ CRISTÃ ADQUIRIDA e a FÉ CRISTÃ REALIZADORA, há grandes diferenças.

De uma certa forma, todos os SALVOS POR JESUS CRISTO, realizam algo para o REINO DE DEUS; entretanto, não há dúvida quanto ao fato, incontestável, de que há alguns crentes que realizam obras tais, que se sobressaem às dos demais irmãos. Tais obras são possíveis, graças ao DOM ESPIRITUAL DA FÉ REALIZADORA.

O DOM ESPIRITUAL DA FÉ REALIZADORA, com o qual alguns irmãos são dotados, é que possibilita a realização das várias e gloriosas obras, levadas a efeito, pelo povo de DEUS na propagação do EVANGELHO, bem como na extensão da sua OBRA.

Não fora o DOM ESPIRITUAL DA FÉ REALIZADORA dado pelo ESPÍRITO SANTO, toda a OBRA DE DEUS seria creditada aos crentes.

Porém, toda a obra realizada e levada a efeito pelo povo de DEUS, em prol da sua obra, tem no comando o próprio DEUS, o qual, na pessoa divina do ESPÍRITO SANTO é quem outorga todos os DONS ESPIRITUAIS ao seu POVO, incluindo, naturalmente, o DOM ESPIRITUAL DA FÉ REALIZADORA, ^Cor 12:1-31.

Por isso, jamais esqueçamos que todos os louros da vitória do povo de DEUS, hão de ser, totalmente, creditados ao próprio DEUS.

Como já vimos além da FÉ realizadora natural, a pessoa salva por JESUS CRISTO, pode, a critério do ESPÍRITO SANTO receber, também, o DOM DA FÉ REALIZADORA, 1Cor 12:9.

O DOM ESPIRITUAL DA FÉ REALIZADORA, capacita a pessoa salva por JESUS CRISTO a realizar algo mais, e muito além do que a simples capacidade que a FÉ realizadora natural proporciona a todo e qualquer indivíduo.

O DOM ESPIRITUAL DA FÉ REALIZADORA, é usado por DEUS, principalmente e acima de tudo, para a prosperidade da sua OBRA.

A prosperidade da OBRA DE DEUS, acontece em muitas áreas, tais como:

• Abertura de um campo missionário.

• Abertura de um ponto de pregação.

• Organização de uma nova IGREJA.

• Organização de uma escola teológica.

• Atividades sociais.

• Evangelização, nas mais variadas frentes.

• Discipulado.

• Construção de um templo.

Há quem diga, defenda, ensine e pregue, que a FÉ é igual para todas as pessoas, e ponto final. Isto, só acontece, devido à negligência quanto à leitura e estudo da PALAVRA DE DEUS.

A FÉ SALVADORA, não negamos, é igual em todos os salvos, visto que, só há um SALVADOR, o qual morreu por todos, por isso, não há FÉ SALVADORA diferenciada entre o povo de DEUS, Eí|4:5.

Já, nos demais tipos de FÉ, é só dar uma olhada, ainda que não muito atenta à PALAVRA DE DEUS, para nos depararmos, com vários graus ou dimensões de fé.

Vejamos a seguir, a veracidade desta declaração.

• Pequena ou pouca fé, Mat 6:30, 8:26, 14:31, 17:20; Luc 12:28, 17:5;

2aCor 10:15.

• Grande fé, Mat 8:10, 15:28.

• Fé incompleta, 1aTess 3:10.

• Fé enferma, Rom 14:1.

Como vimos, à luz da PALAVRA DE DEUS, a FÉ pode ser, pelo menos, pequena, grande, incompleta e enferma, ou seja, fraca, por isso, DEUS nos fala em medida de FÉ, Rom 12:3.

Pr.Raul
Pr.Raul
Pastor do Ministério Nascido de Novo e coordenador do Seminário Teológico Nascido de Novo, Youtuber e marido da Irmã Vanessa Ângelo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *