2 – DOUTRINA CRISTÃ DA FÉ – Estudo da Fé

8 – Não Furtarás – Os 10 Mandamentos
09/10/2015
9 – Não dirás falso testemunho – Os 10 Mandamentos
10/10/2015

2 – DOUTRINA CRISTÃ DA FÉ – Estudo da Fé

A crença em sua existência histórica, e na verdade de suas DOUTRINAS, pode ser produzida pela evidência, mas a FÉ em CRISTO e a confiança nele para a SALVAÇÃO, não se pode conseguir do mesmo modo. É DOM de DEUS, Ef|2:8. O ESPÍRITO aplica a verdade à alma. Os meios humanos entram como elemento de

cooperação com o ESPÍRITO para produzir a FÉ, Rom 10:17. A FÉ pode existir em diversos graus de intensidade, Rom 4:19-20; 14:1. Os apóstolos, quando sentiam a fraqueza da sua FÉ, pediram a JESUS que ela lhes fosse aumentada, Luc 17:5. A FÉ opera pelo amor, Gál 5:6, e vence o mundo, 1aJoão 5:4. Apesar de sua grande importância, não é a maior das graças cristãs, a maior de todas elas é a caridade, ou o amor, 1aCor 13:13.

O sistema de DOUTRINA REVELADA por DEUS para a SALVAÇÃO, chama-se FÉ, At|6:7, 24:24; Rom|1:5, etc.

A BÍBLIA SAGRADA nos diz, em Heb 11:1; Ora a FÉ é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.

Todo o capítulo 11 da carta aos hebreus, nos relata sobre esta gloriosa realidade.

Destas quatro fontes de definição acerca da palavra FÉ, podemos verificar que a mesma, é algo muito importante na vida do ser humano, principalmente na vida do crente em JESUS CRISTO, pois a mesma é uma característica essencial à vida CRISTÃ, visto que, sem a mesma, nos diz a BÍBLIA SAGRADA em Heb 11:6 “É IMPOSSÍVEL AGRADAR A DEUS”.

Podemos, portanto, dizer que FÉ, é “Confiança, ou crença em alguma coisa ou em alguém, ou nos dois em conjunto.”

Neste caso, a FÉ CRISTÃ é “Confiança ou crença em DEUS e em todos os seus relatos e ensinamentos, registrados na sua palavra, a BÍBLIA SAGRADA.”

A palavra FÉ é, em termos de tamanho, praticamente insignificante. Como palavra, é apenas uma sílaba com duas letras, sendo a segunda acentuada. Porém, a FÉ, é um assunto, extremamente, grandioso, em vista do quanto pode ser alcançado, e realizado, por intermédio da mesma (não por intermédio da palavra, mas, por intermédio da FÉ que cada pessoa tem e coloca em prática).

A FÉ é uma qualidade inata do ser humano, a qual, o acompanha durante toda a sua vida material (a não ser as pessoas destituídas da razão).

A FÉ permeia todas as decisões da vida, bem como, todas as conquistas. Até as derrotas e ou os fracassos, têm enorme relação com a FÉ, já que, a FÉ é que leva um ser humano a realizar algo que, após realizado, não produza os resultados esperados.

A FÉ, como já dissemos, pode ser aplicada, numa grande quantidade de aspectos, por isso, quando se fala sobre FÉ, é necessário saber qual a área da FÉ que está sendo tratada, para evitar confusão ou desentendimento.

Hebreus 11:1, nos ensina que a FÉ é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. Desta forma, a FÉ está ligada ao invisível (ainda que seja real e verdadeira), principalmente a FÉ CRISTÃ, a qual, está baseada no invisível e não no visível, como podemos ver, também, em 2aCor 5:7.

 

 

Pr.Raul
Pr.Raul
Pastor do Ministério Nascido de Novo e coordenador do Seminário Teológico Nascido de Novo, Youtuber e marido da Irmã Vanessa Ângelo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *