1 – O QUE É A FÉ? – Estudo da Fé

7 – Não Adulterarás – Os 10 Mandamentos
08/10/2015
8 – Não Furtarás – Os 10 Mandamentos
09/10/2015

1 – O QUE É A FÉ? – Estudo da Fé

A FÉ é um assunto extremamente importante na vida do ser humano, visto que, este, dela faz uso desde a sua infância até a mais avançada idade. Para o CRISTÃO, a FÉ assume uma importância ainda maior, já que da mesma (como DOM DE DEUS), depende a sua SALVAÇÃO ETERNA. Porém, a FÉ CRISTÃ, não se restringe apenas e tão somente à FÉ SALVADORA, há outras áreas em que a FÉ sobressai. Por isso, a FÉ é um tema que deve ser estudado por toda a pessoa salva por JESUS CRISTO, para ter uma vida espiritual mais tranqüila.

Assim sendo, o que iremos estudar acerca da FÉ, com toda a certeza, contribuirá e muito para o bem estar espiritual da pessoa salva por JESUS CRISTO.

Segundo o minidicionário Aurélio, FÉ é:

1. Crença religiosa.

2. Conjunto de dogmas e doutrinas que constituem um culto.

3. Religião, A primeira virtude teologal: Adesão e anuência pessoal a DEUS.

4. Firmeza na execução de uma promessa ou compromisso.

5. Crença, confiança.

6. Testemunho autêntico, escrito, de certos funcionários que tem força em juízo.

Para o conciso dicionário de teologia CRISTÃ, FÉ, significa:

Crença e compromisso a alguma coisa ou pessoa. A FÉ CRISTÃ implica de modo especial uma confiança e aceitação completa da pessoa e obra de CRISTO como a base de relacionamento do indivíduo com DEUS.

O dicionário da BÍBLIA, nos dá, uma definição mais elaborada para FÉ, vejamos:

Existe diferença entre crença e FÉ. Crença é o assentimento ao testemunho; e a FÉ é o mesmo assentimento ao testemunho acompanhado de confiança. A FÉ é um princípio ativo; é um ato da inteligência e da vontade.

A distinção entre crença e FÉ avalia-se pela diferença entre as frases “crede-me e confiai em mim”. O verbo crer convém a ambos os vocábulos, FÉ e crença. Na BÍBLIA, FÉ ou crença quer dizer confiança absoluta em tudo que DEUS tem revelado, Gên 15:6; Deut 32:20; Mar 11:22; Rom 4:3-5. Por ela agiram os heróis da ESCRITURA, Heblu.

Em sentido especial, a FÉ consiste na confiança que se tem no testemunho que DEUS dá de si mesmo, referente à missão de NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, João 5:24, e no testemunho de JESUS a respeito de si mesmo, comparar João 3:18, com At 3:16 e 20:21. A FÉ no REDENTOR pela qual o pecador confia nele só, é essencial à SALVAÇÃO, João 3:15-16, 18; Ef|2:8 e seguintes.

Pr.Raul
Pr.Raul
Pastor do Ministério Nascido de Novo e coordenador do Seminário Teológico Nascido de Novo, Youtuber e marido da Irmã Vanessa Ângelo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *