1- Ninguém está imune – Se a Figueira Não Florescer
Davi estava muito cansado e necessitado de uma Palavra de conforto, vinda do próprio coração de Deus, naquele dia Ele lhe disse: “Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR de todas o livra” (Salmo 34.19). Às vezes não entendemos porque no outono as folhas têm que cair das árvores e só então começarem, muitas delas, a recuperarem o verdor na primavera. Em nossas vidas também antes de entrarmos num inverno espiritual rigoroso, primeiro começamos a notar que começam a cair às folhas, para só depois começarem os primeiros rigores do inverno, justamente quando mais necessitamos ver o verde e sentir o cheiro tonificante delas. Temos que perde-las. Por que? Porque não haveria primavera sem inverno, assim como não haveria doce sem o amargo e não haveria valor na luz, se não tivéssemos consciência da existência da escuridão.
A palavra sofrimento aparece cerca de doze vezes em toda a Bíblia e sempre num contexto de que por trás existe uma razão e um consolo de que Deus irá operar e mudar aquela circunstância. Hebreus 2.9 “vemos, todavia, aquele que, por um pouco, tendo sido feito menor que os anjos, Jesus, por causa do sofrimento da morte, foi coroado de glória e de honra, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todo homem”. O Senhor Jesus passou pelo maior de todos os sofrimentos que até hoje qualquer ser humano pudesse passar, Ele venceu o sofrimento da morte de todos os homens em todas as épocas, para que nós vivamos nossa vida nEle.
Evidentemente, os cristãos não estão imunes a dor das aflições em qualquer tempo – dores, sofrimento, privações, contratempos e tristezas que tocam à humanidade em geral. Mas Cristo, pode libertar-nos de todas elas. Assim como o farol construído sobre a rocha no meio do oceano atribulado fica estável quando é fustigado pela tormenta.
Desta forma é-nos apresentada a palavra de Deus através do profeta Habacuque, ela que tem sido posta à prova e confirmada na experiência de numerosos cristãos através dos séculos.
“Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no SENHOR, exulto no Deus da minha salvação ” (Hc 3.17-18).
Não se desespere, mas louve-o no meio da tempestade que estás atravessando, porque Ele está no comando de tudo e no tempo certo irá te tirar desse lugar. É Deus que nos leva para sermos provados e Ele é quem vem nos retirar da prova. Diga aos seus inimigos pela fé, em breve Ele virá me levar desse lugar, no momento certo e eu terei uma grande vitória para testemunhar.
Lembro-me que há alguns anos atrás eu vi um filme sobre a segunda guerra mundial, ‘os nazistas vieram e destruíram toda uma cidade e ficaram apenas algumas pessoas entre as quais um pai e um menino, judeus, o pai precisou ir embora para outro lugar e ele prometeu que voltaria um dia e os dois seriam muito felizes juntos em um lugar chamado: paraíso, então o menino ficou escondido durante meses em um pequeno buraco, alimentando-se de sobras e restos que encontrava, e em muitos momentos, era quase encontrado pelos nazistas em cenas de muito suspense, até que um dia seu pai depois de findada a guerra, voltou e os dois se encontraram, eles foram morar juntos em uma pequena fazenda, sem precisarem nunca mais estar separados’.
Isso ilustra muitas vezes os momentos que estamos vivendo, tenha plena certeza de que, se Deus nos colocou em alguma situação, esteja certo como o ar que você respira que Ele mesmo, irá vir busca-lo e aí daquele que tentar impedi-Lo de tirar você dali. Isaías 43.13 diz, “Ainda antes que houvesse dia, eu era; e nenhum há que possa livrar alguém das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?”. Não desista, não se entregue, a vitória virá com toda a certeza, se você perseverar durante a tribulação, honrando e preferindo sempre o Senhor, ele irá honrar você. Há um velho ditado que diz o seguinte, falando sobre a perseverança na luta, e a honra concedida aos vencedores:
“Há homens que lutam um dia e são bons,
Há outros que lutam um ano e são melhores.
Há outros que lutam toda a vida;
Esses são imprescindíveis”.
Não se curve perante as acusações daqueles que não entendem você nesse seu momento de dor e sofrimento, mas, antes deposite em Deus sua dor e sua falta de forças nesse tempo, veja o que diz Pedro, um homem que soube
O que era a dor: 1 Pedro 5.7 “lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós”. O senhor Jesus entende você e conhece cada um dos teus limites e a capacidade de suportar que tens. Ele irá com toda a certeza intervir em Sua ocasião. Uma foto se apressada a sua revelação, será confusa e sem nitidez, quando contemplada. Salmos 121.4 “É certo que não dormita, nem dorme o guarda de Israel”.
Das visíveis derrotas Deus é especialista em extrair as Suas maiores vitórias. Muitas vezes os nossos inimigos espirituais parecem estar já com a vitória assegurada. Até que aparece o Senhor e faz uma coisa extraordinária. Veja o que diz o autor dos Hebreus, “Ainda uma vez por todas, farei abalar não só a terra, mas também o céu”. (Hb 12.26b). Quando Deus chega em nossas vidas, ele vem abalando céus e terra, trazendo-nos o livramento e a impetração da vitória final sobre aquele momento de dor e sofrimento. Ele diz: Jó 5.18 “Porque ele faz a ferida e ele mesmo a ata; ele fere, e as suas mãos curam” e Oséias 6.1 “Vinde, e tornemos para o SENHOR, porque ele nos despedaçou e nos sarará; fez a ferida e a ligará “.
Se hoje você está passando por uma grande provação, não pense que esta é a sua derrota final, pois, lembre-se que maior que qualquer provação é o Deus Todo Poderoso. Continue agindo por fé, declarando vitória em nome do Senhor Jesus, logo, logo você verá uma grande vitória em sua vida. Tenha consciência de que ele nos ensina e nos prova e nos faz crescermos em meio a todas os lutas e provações que passamos, é a oportunidade de exercermos nossa fé nEle.
Isaías 30.26 “A luz da lua será como a do sol, e a do sol, sete vezes maior, como a luz de sete dias, no dia em que o SENHOR atar a ferida do seu povo e curar a chaga do golpe que ele deu”.
1 Coríntios 10:13 “Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar”.
Tiago 1:12 ‘ ‘Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam”.
Salmos 118:5 “Em meio à tribulação, invoquei o SENHOR, e o SENHOR me ouviu e me deu folga’’”.
Salmos 138:7 “Se ando em meio à tribulação, tu me refazes a vida; estendes a mão contra a ira dos meus inimigos; a tua destra me salva””.