INVADIRAM O NASCIDO DE NOVO – FT. PR. DIEGO
23/01/2017
O QUE É ARREPENDIMENTO? – NASCIDOASK 21
24/01/2017
Show all

A Capacidade da Arca – Introdutórios a Genesis

A fim de preservar tanto a vida da raça humana quanto a dos animais da terra, Deus instruiu Noé a construir uma imensa embarcação, chamada de Arca, na qual os ocupantes seriam salvos da destruição que o dilúvio traria. De acordo com as instruções de Deus, a Arca foi desenhada visando sua capacidade e estabilidade de flutuar, ao invés de velocidade ou navegabilidade. Suas dimensões eram aproximadamente de: 300 cúbitos de comprimento, 50 cúbitos de largura e 30 cúbitos de altura.

A questão é: quanto mede um cúbito? Os Babilônicos tinham um cúbito real de aproximadamente 0,503 m; os Egípcios tinham um cúbito longo e um curto de aproximadamente 0,271 m e 0,447 m, respectivamente; os Hebreus tinham aparentemente um cúbito longo de aproximadamente 0,518 m (Ezequiel 40:5) e um cúbito comum de aproximadamente 0,445 m. Um outro cúbito comum da antigüidade media 0,610 m. A maioria dos escritores acredita que o cúbito bíblico mede 0,457 m.

Para ser conservador, vamos assumir o cúbito como tendo 0,445 m, o menor de todos os cúbitos, até onde temos conhecimento. Neste caso, a Arca teria 133,5 m de comprimento, 22,2 m de largura e 13,35 m de altura. Podemos provar hydrodinamicamente que uma caixa contendo estas dimensões gigantescas teria uma excelente estabilidade, e seria quase impossível tombá-la. Mesmo diante de ondas gigantescas, a Arca poderia se inclinar em qualquer ângulo, até bem perto dos 90°, e imediatamente após isso, voltar à sua posição inicial. Além do mais, sua tendência era alinhar-se paralelamente em direção ao avanço das maiores ondas, ficando assim sujeita na maior parte do tempo, a uma turbulência mínima.

Tendo calculado as dimensões e capacidade volumétrica, a capacidade total volumétrica era de aproximadamente 1,400,000 pés cúbicos, o equivalente da capacidade volumétrica de 522 vagões ferroviários usadas pela moderna ferrovia Americana. Vendo que aproximadamente 240 ovelhas podem ser transportadas em um vagão ferroviário, podemos dizer que um total de 125 mil ovelhas poderia ser colocado na Arca.

 

Pr.Raul
Pr.Raul

Pastor do Ministério Nascido de Novo e coordenador do Seminário Teológico Nascido de Novo, Youtuber e marido da Irmã Vanessa Ângelo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *